Como podemos garantir roupas limpas se a máquina de lavar roupas não estiver limpa também? Parece uma coisa simples, mas lavar por dentro da máquina de lavar roupas não é sempre uma tarefa comum ou adotada por todas as donas de casa. É importante manter essa limpeza em dia para garantir melhor eficiência das lavagens e garantir também uma melhor durabilidade para o eletrodoméstico. O indicado é realizar a limpeza a cada 15 dias, se não é utilizada com tanta frequência, pode passar para uma limpeza mensal, assim não se ac Confira algumas dicas para limpeza da sua máquina e mantenha sempre em ordem:

Removendo a sujeira do filtro

As máquinas de lavar roupas costumam ter um filtro que segura os fiapos, evitando que sujem as roupas a serem lavadas.  Como em alguns modelos de máquina de lavar o filtro é simples de ser retirado e limpo, ele pode ser retirado sempre que achar necessário, principalmente após lavar roupas que soltam pelos, cobertores e outros itens que podem soltar esses fios indesejáveis em demasia. Basta retirar o filtro da haste central da máquina é eliminar cada fiapo em água corrente, veja que não é indicado usar produtos de limpeza abrasivos, pois podem danificar as peças de plástico da lavadora. As máquinas com abertura frontal também contam com um filtro, que fica geralmente na parte externa da máquina, como se fosse numa gavetinha. É só retira-lo para fazer a limpeza, água morna pode facilitar a empreitada. Caso o seu modelo não seja tão simples assim, o mais indicado é lavar de acordo com o que diz o manual da máquina de lavar, assim é mais seguro manter a lavadora de roupas inteirinha, e as roupas também!

Limpando o dispenser de sabão

Você já reparou que após o uso intenso dos dispenseres de produto de limpeza, os compartimentos acabam ficando esbranquiçados e com algumas manchas? Isso na realidade acontece, pois os resíduos dos produtos de limpeza acabam grudando nas gavetas e provocando acumulo nos cantos, principalmente. Você pode limpa-los com eficiência usando detergente neutro, uma escovinha e água. Outra dica para limpa-los é usar uma solução misturando água com vinagre e esfregando com uma escovinha (pode até ser as de escovar dentes). Em qualquer um dos casos, se por um acaso o sabão em pó estiver endurecido, deixe um pouco de molho antes de começar a lavagem.

Limpeza do tambor

Algumas máquinas de lavar possuem o programa de lavagem da máquina e outras até avisam quando esses ciclos de lavagem devem ser acionados (eles mantém uma conta de quantidade de lavagens e te avisa quando chegar a hora de limpá-la por dentro). Caso você esteja procurando dicas, veio ao lugar certo! O primeiro passo é mudar o nível de indicador de água para o alto, assim lava todo o tambor da máquina de lavar. Caso a sua lavadora de roupas conte com lavagem de água quente, acione-a nesse ciclo, assim garantirá uma limpeza mais eficiente. Uma boa mistura é utilizar uma mistura de: vinagre e bicabornato de sódio, que logo vão se misturar a água e limpar bem o tambor da máquina de lavar. Se a sua máquina tiver o sistema de reaproveitamento de água, melhor, assim essa água com poucos resíduos químicos pode ser reutilizada com segurança.

Limpe por fora da Maquina

A parte externa da máquina de lavar roupas também precisa de atenção! A mistura para lava-la é a mesma que a anterior, vinagre e bicabornato de sódio. Misture uma colher do bicarbonato a duas colheres de vinagre. Reutilize a escovinha que lavou o dispenser para tirar as sujeiras dos cantinhos, curvas e botões. Para as partes maiores, use panos macios para não riscar a superfície.

Filtros de água

Se a sua máquina de lavar roupas conta com filtros de entrada de água, é outro lugar que deve ser lavado, isso porque as impurezas da água ficam acumuladas lá diminuindo a pressão da água. Com uma escova de dentes e com detergente neutro, retire toda a sujeira do filtro, depois, coloque-os de volta na lavadora de roupas.

Outros truques de limpeza e manutenção:

– Após a lavagem, seque o tambor com um pano macio e higienize com um pano umedecido e detergente neutro.
– Deixe a máquina aberta para não mofar ou ficar com mau cheiro.
– Siga sempre as instruções do fabricante.
– Não utilize produtos abrasivos para não danificar a máquina de lavar. Prefira sempre detergente neutro ou bicarbonato de sódio, produtos que efetuam a limpeza sem prejudicar a máquina de lavar roupas.
– Tire as roupas logo após finalizar o ciclo, isso evita que fiquem com cheiro ruim.
– Verifique as borrachas de vedação, elas podem acumular sujeira sem que se perceba, fique atento pois quanto mais tempo ficar sem limpar, mais difícil retirar os resíduos.

publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *