Aprenda como funciona o programa nossa bolsa e como se inscrever para estudar de graça!

Cursar uma graduação ou continuar os estudos com uma pós-graduação, é o sonho de muita gente.  Com a crise que assola o país, esse sonho está cada vez mais difícil, as universidades e faculdades de todo o país estão com as mensalidades lá nas alturas.   

Com isso, a melhor saída para que as pessoas continuem sonhando, é concorrer a uma bolsa de estudos, que ajude arcar com os custos. O Nossa Bolsa é um programa do governo do Espirito Santo que tem o objetivo de oferecer bolsas integrais e descontos nas parcelas das universidades, para pessoas que não possuem condições de arcar com os curtos.   11 

Se você anda procurando por uma bolsa de estudos, você chegou no lugar certo, conheça o Nossa Bolsa e todos os requisitos para participar do programa. 

Programa Nossa Bolsa

O que é o programa Nossa bolsa? 

O programa Nossa Bolsa oferece bolsas de estudos para estudantes que provem que não possuem condições de arcar com a mensalidade do curso, que por meio de edital de seleção, seja aprovado nos requisitos de renda e escolaridade. Ao contrário de programas como o neora ou Educa mais, ele é uma iniciativa do governo. 

O programa foi criado em 2006 e no início oferecia bolsas apenas para graduação presencial. O Nossa Bolsa foi instituído pela Lei nº 8.263, e em seguida, alterado pela Lei nº 8.642 Atualmente, o programa é regido de acordo com a Lei nº 9.263, de 2009. 

O Nossa Bolsa cresceu muito nos últimos anos e foi ampliado para atender ainda mais alunos provenientes da rede pública.  O programa oferece bolsas de estudos para graduação presencial e a distância, mestrado e iniciação científica.  

Como o programa funciona? 

O programa oferece bolsas de graduação presencial e EAD de 50% e 100%, na modalidade que foi escolhida pelo estudante, de acordo com a renda familiar per capita.  As bolsas de iniciação científica são concedidas à estudantes que façam parte de grupos de pesquisas em instituições cadastradas no programa.  

As bolsas de mestrado são concedidas a estudantes que concluíram a graduação pelo Nossa Bolsa, por um período de até 24 meses.  

Quem pode participar? 

O Nossa Bolsa é um programa criado pelo Governo do Espirito Santo voltando para alunos do Espirito Santo. Por isso, o programa possui algumas exigências bem claras, que são: 

  • Ter concluído o Exame Nacional do Ensino Médio no ano de inscrição. 
  • Alunos que cursaram o ensino médio completo em escola pública no Espirito Santo 
  • Alunos que cursaram o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada, na condição de bolsista. 
  • Alunos que concluíram algum curso técnico nos centros estudais de educação técnica no Espirito Santo. 
  • Alunos que ainda não concluíram nenhuma graduação. 

Editais 

Os editais para concorrer uma das bolsas ofertadas pelo programa são lançados anualmente no site oficialhttp://www.nossabolsa.es.gov.br/ 

Para retirar dúvidas sobre o programa, o candidato pode entrar em contato através do telefone: (27)- 3636-1851 

Conheça as bolsas 

Graduação 

O programa contempla ao todo mais de 91 cursos de graduação em mais de 40 instituições de ensino.  Os cursos são ofertados anualmente, de acordo com as demandas das universidades parceiras.  

Você pode conferir os cursos que serão ofertados em 2018, assim que o edital for lançado. Por isso, fique de olho no site! 

Iniciação científica 

As bolsas de iniciação científica são voltadas para os bolsistas do programa que desejam fazer pesquisa acadêmica em uma instituição parceira. A bolsa tem um valor de R$ 400,00 e cobre um período total de 12 meses.  

Para mais informações sobre as bolsas de iniciação científica do programa Nossa Bolsa,                acessehttps://fapes.es.gov.br/bolsas 

Bolsas de Mestrado 

Os alunos que concluíram uma graduação por meio do programa Nossa Bolsa e desejam continuar os estudos ao nível de mestrado, podem pleitear uma bolsa de mestrado.  O aluno deve concorrer a um edital de seleção para pós-graduação, exclusivo do programa Nossa Bolsa.  A bolsa é por um período de até 24 meses, no valor de R$ 1.500,00. 

Para mais informações sobre as bolsas de mestrado, acesse: https://fapes.es.gov.br/bolsas 

publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *