Entenda de uma vez por todas o que aconteceu com o Pronatec esse ano! O Pronatec é um programa do Governo Federal que oferece cursos técnicos gratuitos em todo o país.

Fazer um curso técnico é uma das formas mais rápidas de se qualificar e de se inserir no mercado de trabalho. Porém cursos técnicos nem sempre são gratuitos( como os da buzzero por exemplo) e muitas pessoas deixam de procurar por aperfeiçoamento por não terem condições de pagar mensalidades.

Pensando em uma forma de facilitar o acesso aos cursos de nível técnicos gratuitos, o Governo Federal criou 2011 o Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego, mais conhecido como Pronatec.

Porém esse ano muito se especulou sobre o Pronatec, que teve suas inscrições, que ocorrem em março, adiadas par maio, e o início previsto para junho. Saiba aqui tudo sobre o Pronatec e o que aconteceu com o programa esse ano.

Pronatec – do que se trata?

O Pronatec, Programa Nacional de Ensino Técnico, em apenas três anos já realizou mais de oito milhões de matrículas em cursos técnicos gratuitos, de formação inicial e continuada em todo o país.

Os alunos contemplados com o Pronatec não têm nenhum custo financeiro, seja com mensalidades, anuidades ou materiais didáticos. Os cursos do Pronatec são oferecidos em instituições da Rede Federal, Científica e Tecnológica e pelas redes estaduais, municipais e distritais de educação do Brasil.

Ao criar o Pronatec o Governo Federal teve como objetivo contribuir para melhorias dos cursos profissionalizantes gratuitos, a interiorização do ensino técnico e ampliação de vagas gratuitas em cursos de aperfeiçoamento, além de inserir no mercado de trabalho, trabalhadores qualificados e atualizados.

O Pronatec acabou? O que aconteceu esse ano?

Este ano muitos acreditaram que o Pronatec teria chegado ao fim, pois o edital para as inscrições não foi lançado no prazo dos anos anteriores.

Porém o que aconteceu foi que as inscrições para o Pronatec que, nas outras edições do programa ocorreram em março, esse ano foram adiadas para maio. O adiamento nas inscrições ocasionou consequentemente o atraso também no início das aulas, que neste ano estão previstas para junho.

O Governo Federal garante que o atraso no cronograma do Pronatec este ano, não significa o fim do mesmo, mas apenas que o programa estava passando por reformulações que contribuirão para melhor desempenho do Pronatec e melhorias para os alunos.

Como se inscrever no Pronatec?

Para se inscrever no Pronatec é necessário acessar o site do programa http://www.pronatec.mec.gov.br as inscrições são realizadas, exclusivamente pela internet, e o candidato deve ficar atento aos prazos estipulados no edital.

O Pronatec exige alguns pré-requisitos para os interessados se candidatarem, eles são ser:

  • Beneficiários de programas do governo federal que estejam inscritas no CadÚnico
  • Trabalhadores rurais
  • Pessoas desempregadas
  • Alunos de escolas públicas que estão cursando o ensino médio

Cursos do Pronatec

O Pronatec oferece centenas de cursos em todo o país, abaixo confira alguns deles. Mas lembre-se que é necessário consultar seu estado e município para saber se o curso desejado está com vagas disponíveis.

Técnico em Agronegócio, Técnico em Agropecuária, Técnico em Apicultura, Técnico em Aquicultura, Técnico em Agroecologia, Técnico em Agroindústria, Técnico Aeroportuário, Técnico em Agenciamento de Viagem, Técnico em Carpintaria, Técnico em Açúcar e Álcool, Técnico em Administração, Técnico em Alimentos, Técnico em Agricultura, Técnico em Agrimensura, Técnico em Apicultura, , Técnico em Automação Industrial, Técnico em Alimentação Escolar, Técnico em Alimentos, Técnico em Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Biotecnologia, Técnico em Cafeicultura, Técnico em Calçados, Técnico em Agroindústria, Técnico em Análises Químicas, Técnico em Biblioteca, Técnico em Biocombustíveis e Técnico em Análises Clínicas.

publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *