Em uma das mais emocionantes decisões da história da Fórmula 1, Felipe Massa cumpriu seu papel à perfeição, venceu o Grande Prêmio do Brasil, mas isso não foi o suficiente par que chegasse ao fim o jejum de títulos do Brasil na Fórmula 1. Isto porque o inglês Lewis Hamilton terminou a prova na quinta posição, exatamente o resultado que ele precisava para se tornar o mais jovem campeão da história da categoria e quebrasse o jejum de títulos da McLaren (nove anos) e da Inglaterra (sete).

Desde as primeiras voltas, Massa comandou a prova. Por alguns momentos, entre as voltas 12 e 17, e nas voltas finais, até a última curva da última passagem, Felipe chegou a estar campeão, pois o inglês estava abaixo do quinto lugar. Mas na curva da Junção, Timo Glock (Toyota), que vinha em quarto após não entrar nos boxes depois de uma pancada de chuva no fim da prova, não conseguiu controlar seu carro e foi ultrapassado por Hamilton. Após o épico GP brasileiro, Hamilton terminou o campeonato com 98 pontos, um a mais do que Massa.

Completaram o pódio Fernando Alonso (Renault), em segundo lugar, e Kimi Raikkonen (Ferrari), em terceiro. Também pontuaram Sebastian Vettel (Toro Rosso), em quarto, Heikki Kovalainen (McLaren), em sétimo, e Jarno Trulli (Toyota), em oitavo. Em relação aos outros brasileiros, Rubens Barrichello (Honda) foi o 15º e Nelsinho Piquet (Renault) abandonou ainda na primeira volta.