De contrato assinado com o Corinthians até dezembro de 2010 e um acordo verbal de renovação para 2011, Ronaldo não afimra se conseguirá chegar mais tão longe. Um dia após a precoce eliminação para o Flamengo, na Taça Libertadores, o atacante citou a chance do fim de carreira do fim do ano, mas o capítulo final está por vir.

Ronaldo: Ainda não sei quando, mas acho que está próximo, é inevitável. Tenho que parar um dia, mas não acho certo terem que parar comigo, mas como ainda me divirto, continuo… quando achar que já deu pra mim, aí sim eu paro, afimra o Fenômeno.

Em relação ao primeiro semestre (ano passado), porém, o Fenômeno não está se divertindo tanto. Com extrema dificuldade de conseguir chegar à forma ideal, Ronaldo tem tido algumas atuações apáticas em  jogos. Pode se dizer até que apenas no primeiro tempo da vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo é que ele foi Ronaldo nesta temporada.

O jogador afirma que o que mais desanima, são as cobranças por parte da imprensa. Para o atacante, há exagero quando o assunto se trata de Ronaldo, que diz que a mídia não o envolve só em cobrança profissional, mas vão muito pelo lado pessoal, e ele não acha justo. Até aqui na temporada, Ronaldo participou de 16 dos 29 jogos do Corinthians, marcando só 5 gols, bem abaixo dos dez anotados nas 16 primeiras partidas do ano passado, na consquista pelo Paulistão e a Copa do Brasil.