Para quem não conhece, a doença da febre maculosa, é muito periogosa para o ser humano, ela é uma doença que é transmitida pelo “carrapato-estrela”, chamada também de febre do carrapato, que é um tipo de carrapato infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. Este carrapato é encontrado em animais de grande porte como bois, cavalos e também em cães e roedores, especialmente na capivara, que é um dos maiores portadores do transmissor da doença.

Barueri está em alerta sobre esta doença, por isto a Secretaria de Saúde de Barueri, por intermédio da Diretoria de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, está distribuindo à população panfletos com alertas e passando orientações sobre está doença. As orientações estão sendo bem sérias, já que em Barueri a população de “capivaras” está cada vez maior, devido ao lagos e rios que exitem no município, podendo causar maior disseminação do carrapato-estrela.

Orientações sobre a doença:

Para que seja evitado  doença do parasita, as pessoas devem examinar o corpo a cada três horas pelo menos, porque ele só transmite a bactéria responsável pela febre maculosa após, pelo menos, quatro horas grudado na pele. Outra dica é colocar a barra das calças dentro das meias e ainda usar botas de cano mais alto quando for caminhar em locais de risco.

É recomendável ainda retirar o carrapato que estiver grudado na pele
torcendo-o levemente utilizando uma pinça> Mantenha cães e gatos dentro de casa, para que eles não peguem o carrapato. Os primeiros sintomas da febre maculosa aparecem de 2 a 14 dias após a picada e são semelhantes aos de outras infecções: febre alta, dor no corpo, dor da cabeça, inapetência e desânimo. Depois, aparecem pequenas manchas avermelhadas na palma de mão e sola do pé. A doença tem cura e o tratamento é feito com antibióticos específicos.

4 Replies to “Barueri alerta a população sobre a “febre maculosa””

  1. como tem gente ignorante com a mente pequena essa piadinha não tem nenhuma graça.troxa.

  2. Olá, passei o Reveillon 2011/2012 em uma fazenda em Ponta Negra – Rio de Janeiro. Ainda lá, encontrei 2 carrapatos grudados em minha pele. Eu os tirei e ainda não tive febre ou algum sintoma agressivo, porém, onde esses dois carrapatos fincaram em minha pele, está uma irritação constante como uma recém picada de mosquito. Isso é normal?

Comments are closed.