Para quem não sabe a o tracoma, se trata de uma doença que apareçe nos olhos, ela é altamente contagiosa, e na maioria das vezes afeta a parte das crianças. Na última sexta-feira (20), foi organizado pela Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde de Barueri, uma palestra educativa para professores de ensino infantil, palestra que os orientou com informações sobre o tracoma.

A palestras foi na escola- Emeief professora Elvira Lefevre Salles Nemer (Jardim São Pedro), onde foram dadas as aulas sobre o assunto pelas médicas Márcia Fernandes, técnica da Vigilância em Saúde, e Shizuko Nishimura, do GVE-X (Grupo de Vigilância Epidemiológica-10), juntamente a interlocutora do tracoma no Estado de São Paulo. Na paleatra, foi passado informações sobre a doença, e mais, falaram tabém sobre como realizar precocemente o diagnóstico que pode evitar um agravamento maior da doença, encaminhando imediatamente a criança para tratamento.  

 

O que é o tracoma?

Esta é uma doença bacteriana que pode comprometer a córnea e a membrana conjuntiva. Provoca fotofobia, dor e lacrimejamento, podendo levar à cegueira, ela é transmitida por contato direto com os olhos, nariz e secreções bucais de indivíduos infeccionados, ou então por intermédio de objetos que tiveram contacto com essas secreções.