Segundo informações de apurações feitas por Cientistas, esses medicamentos elevam um total de até 30% de cahnces dos pacientes terem tumores. Em Londres, o medicamento que é indicado contra a osteoporose, que é administrado no Reino Unido,  a mais de um milhão de pessoas pode dobrar o risco de desenvolver sério problema, até mesmo desenvolver câncer no esôfago, disse estudos publicados na última sexta-feira pelo “British Medical Journal”.

Pessoas que tomaram bisfosfonatos orais têm 30% mais chances de desenvolver este tipo de câncer, e para aqueles que usaram os remédios por pelo menos cinco anos as possibilidades de contrair a doença podem ser até o dobro daqueles que não os fizeram, segundo a pesquisa. Os médicos sabem que esses remédios têm efeitos colaterais, como dificuldades de respiração, dores na região peitoral e ardência no estômago.

A entidade britânica responsável pela regulação dos remédios assinalou, após a publicação do estudo que “não é necessário” que as pessoas sofrem de osteoporose deixem de tomar os remédios, mas aconselhou a informarem seus médicos o mais rápido possível caso sintam qualquer problema relacionado com o esôfago, como irritações ou ardore. estadao.com.br