Na última quinta-feira (19), a UFRJ– Universidade Federal do Rio de Janeiro, temo a decisão de passar a reservar 20% das vagas do vestibular para egressos de escolas estaduais e municipais do estado do Rio de Janeiro, incluindo alunos da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), onde estes estudantes irão entrar na Instituição pro um meio de sistema de Seleção Unificada- SiSU do ministério da Educação.

Os outros 40% das vegas serão oferecidas pelo SiSU, e será oferecido a qualquer outro tipo de candidato que estiver interessado, e os 40% de vagas restantes serão oferecidas por meio do vestibular tradicional da universidade. Estão de fora da cota social adotada pela UFRJ, alunos escolas que estejam vinculadas universidades, colégios militares e federais, além de estudantes de outros estados.

Segundo informações da universidade, os detalhes sobre escolas públicas, como informações sobre quanto tempo oi estudante precisa ter feito na rede pública, vão ser definidos pelo Conselho de Ensino de Graduaçao até o final de agosto, valendo estas medidas para o vestibular do primeiro semestre de 2011. Todos os estudantes que estiverem a fim de se inscreverem no vestibular da universidade devem estar inscritos no Enem 2010.