Ciretran Barueri

Ciretran Barueri – OBrasil estava no início da Era Vargas e as mulheres ainda não votavam quando foi criado o Departamento de Trânsito e Policiamento de São Paulo, em 1931, delegando à Polícia Civil a gestão das políticas de trânsito em todo o Estado. Com autoridade para fiscalizar, estrutura administrativa e capilaridade territorial, as delegacias de polícia reuniam as condições necessárias à época para assumir a emissão dos documentos de veículos e condutores, o que foi oficializado pelo Decreto nº 5.325 daquele ano.

 

Ciretran Barueri
Ciretran Barueri

Ciretran

Pouco tempo depois, em 1933, o Departamento de Trânsito e Policiamento do Estado de São Paulo foi dividido em Guarda Civil e Diretoria do Serviço de Trânsito (DST), como repartições independentes, ficando esta última com atribuições de polícia de trânsito na Capital e nas estradas de rodagem de todo o Estado.

Nos demais municípios, esta atribuição continuou com as delegacias de polícia. No âmbito federal, o Decreto-lei nº 5.108 instituiu o segundo Código Nacional de Trânsito, em 1966. Entre outros assuntos, a legislação criou os
Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) como órgãos executivos estaduais, mais tarde regulamentados pelo Decreto-lei nº 62.127, em 1968.

O Código também permitiu a criação das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), com a atribuição de habilitar condutores, implantar sinalização e fazer estatísticas de trânsito.

Em São Paulo, a Diretoria do Serviço de Trânsito (DST) adotou o nome de Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em 1967. Hoje, existem 336 Ciretrans em todo o Estado, que são unidades de atendimento maiores e oferecem todos os serviços da autarquia. Somados a outros pontos de atendimento com número reduzido de serviços, o Estado tem 670 unidades do Detran.SP.

Veja Também: www.barueri.sp.gov.br – site oficial de Barueri

Ciretran Barueri Emplacamento

O Detran.SP também adota medidas para aumentar o controle sobre o processo de emplacamento e lacração de veículos, reduzindo eventuais irregularidades e oferecendo mais segurança na emissão dos documentos.
As placas do Estado de São Paulo têm, desde 2012, uma película refletiva que aumenta a visibilidade dos mecanismos de fiscalização.

Em 2014, passaram a contar com código de barras e lacres rastreáveis, o que aumenta a segurança na identificação veicular e minimiza a possibilidade de fraudes. O novo formato está sendo implementado gradativamente,
válido para veículos novos, em transferências de município ou Estado, para mudança e categoria do veículo (de particular para aluguel, por exemplo) e casos de perda, furto ou má conservação da placa (casos que exigem a troca de placas)

Além disso, os cidadãos também poderão contar, em breve, com um novo serviço, que permitirá a escolha da combinação de letras e números da sua placa. O Detran.SP já oferece a possibilidade para o proprietário definir a sua opção entre 20 combinações oferecidas. Agora, com aprovação de lei estadual no fim de 2015, a escolha será livre
pelo usuário, desde que exista disponibilidade da combinação alfanumérica no sistema.

A medida atende a um desejo dos usuários, de personalizarem a placa dos veículos, assim como padroniza o mercado, garantindo mais transparência e prevenindo fraudes no processo. Quem quiser optar pela placa diferenciada, deve pagar uma taxa extra de emplacamento estabelecida pelo Detran.SP. A cobrança adicional
é necessária para custear e manter o sistema informatizado a ser implantado para a execução do serviço. A nova legislação entrou em vigor em 2016.

publicidade

Ciretran Barueri Transferência

Com a padronização dos processos, será possível fazer transferências de propriedade de veículos pelo portal, por aplicativo, sem a necessidade do atendimento presencial.  Por meio de instrumentos como a integração do sistema de veículos com a Nota Fiscal Eletrônica e com o novo sistema de vistoria, conferir mais agilidade e segurança aos processos de registro e transferência, substituindo a conferência física de documentos e informações pela verificação eletrônica.

A transferência do Detran.SP da Secretaria da Segurança Pública para a Secretaria de Gestão Pública (atual Secretaria de Planejamento e Gestão) foi oficializada em março de 2011 por meio do Decreto nº 56.843. Foi definido um período de transição no qual os policiais civis continuaram prestando serviços ao órgão, agora uma Coordenadoria. Somente após o concurso público para preenchimento de cargos de carreiras específicas da área de trânsito, os policiais foram reintegrados à Polícia Civil.

Para liderar a reestruturação, o novo secretário Julio Semeghini, que assumiu a pasta em 2011, convidou o gestor público Daniel Annenberg. Responsável pela implantação do programa Poupatempo nos Governos Mario Covas e Geraldo Alckmin (1995-2002), Annenberg tinha a experiência na prestação de serviços de excelência desejada pelo Governo.

Ciretran Barueri Renovação CNH

No intuito de aprimorar a formação do condutor, o Conselho Nacional de Trânsito, por meio das resoluções 168, 169 e 285, introduziu novos procedimentos os para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação. Dentre os procedimentos, trouxe a exigência de cursos teórico-técnicos e de prática de direção veicular, incluindo direção defensiva, proteção ao meio ambiente e primeiros socorros.

Estendeu, ainda, essa exigência aos condutores já habilitados, por ocasião da renovação da Carteira Nacional de Habilitação, de modo a também atualizá-los e instrumentalizá-los na identificação de situações de risco no trânsito, estimulando comportamentos seguros, tendo como meta a redução de acidentes de trânsito no Brasil.

Com o objetivo de auxiliar na obtenção dos conhecimentos necessários ao exame teórico-técnico, o DETRAN-RJ vem divulgando o conteúdo exigido para a renovação da CNH. Da mesma forma, tem facilitado o acesso a provas
simuladas com questões que poderão constar dos testes.

A qualificação e a conscientização dos condutores são fundamentais para a segurança no trânsito. Só com investimentos em educação vamos alcançar o objetivo de reduzir os riscos no trânsito e consequentemente o número de acidentes no Brasil. As estatísticas são alarmantes: segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), o trânsito é o terceiro maior problema social do mundo.

O material desta cartilha do DETRAN-RJ contribui não só no cumprimento de uma etapa da renovação da CNH, mas também lembra e alerta aos condutores que ações simples podem contribuir para a melhoria do trânsito,
evitando tragédias e fazendo o sistema mais seguro e mais cidadão.

Você, condutor, terá a oportunidade, com esta cartilha, de rever alguns conceitos que já conhece devido a sua prática e também de conhecer e aprender como afastar os perigos e os possíveis acidentes de trânsito, além de  receber informações úteis para ajudar vítimas.

Você sabia? Serviços online do Detran.SP:

 

publicidade