A Prefeitura de Barueri, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, Por conta das atividades de reflexão histórica à data de 13 de maio de 1888,  procurou fazer uma releitura visitando áreas históricas e promovendo homenagem à população afrodescendente de Barueri e da região.

Liderados pelo secretário Getúlio Fogaça Azevedo, responsável pelos eventos culturais da cidade de Barueri, visitaram no último dia 12, dois locais às margens da rodovia Presidente Castello Branco, na altura do quilômetro 43, município de Santana de Parnaíba – o bairro de Cururuquara, região que guarda um extrato histórico do Brasil colonial. O grupo visitou um casarão mineiro, restaurado, ladeado por mata e ladeiras em pedras, que mostra um pouco do modelo da arquitetura do Brasil colonial, e um vilarejo quilombola, de chão batido, que preserva a memória do abrigo a negros escravos em fuga.

Festejados os 123 anos da Festa da Abolição, o Cururuquara recebe festeiros e devotos do santo padroeiro dos negros, São Benedito, por conta do dia 13 de maio de 1888, (dia da Abolição dos Escravos) no Brasil. Três palmeiras imperiais marcam o centro da vila, que segundo os moradores foram plantadas no dia 13 de maio de 1888, exatamente no dia em que se comemora a abolição…