Nesta Copa de 2010, as pessoas procuram vestir não só a camisa verde e amarela, mas também fazer pinturas em suas ruas, calçadas e muros, além disso a o “rosto” também não escapa da pintura na cor do “Brasil”, mas é bom tomar cuidado ao escolher a tinta que irá ultilizar para se pintar. O uso de produtos inadequados para se pintar pode provocar uma série de problemas, tintas sem procedência chegam a causar dermatite de contato (inflamação da pele). As “piratas” são as mais perigosas, porque contêm uma quantidade maior de substâncias alergênicas.

De acordo com Valéria Marcon (dermatologista) e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, caso o torcedor seja alérgico a alguma delas, como o látex, pode chegar a ter até um choque anafilático (reação alérgica aguda e grave).

Apesar de o guache ser hipoalergênico e atóxico, foi desenvolvido para ser utilizado sobre o papel. Aplicá-lo na face abre a possibilidade de apresentar reações alérgicas, irritações ou queimaduras, isso também vale para às tintas plásticas.

Dicas para quem quer vibrar com as cores do país sem se prejudicar!

No mercado, existem produtos especiais destinados ao rosto. Geralmente, são feitos de água e glicerina, e saem facilmente com sabonete. A dica da médica é sempre verificar se são regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).