Um grande mito, Janis Joplin, foi uma das cantoras que marcou com grande classe, o território, por onde passou, e até hoje após 40 anos de sua morte, ela vem conquistando seu espaço, não só em seu stilo hippie, mas também pela voz inigualável que faz um grande eco quando se ouve. A cantora marcou seu nome entre os ícones da música. Joplin estreou em sua carreira no ano de 1967, e os looks hommemade, montados por blusas feitas à mão até os icônicos óculos redondos, viraram referência aos fãs.

Para quem não sabe, ela era uma pessoa muito autêntica em seu estilo de vida, ia desde o pensamento até as roupas que ela mesmo fazia, uma das referências da artísta, que até hoje é aderido aos que a admiram, é o estilo do óculos redondo, sejam eles de grau, ou escuto, quem curte o som de Janis Joplin, sabe a importância de usar o que ela usou em seu trajeto de vida, e em suas apresentações, em uma de suas esntrevistas em 1966, ela disse o seguinte- “Saí sozinha e comprei um par de botas pretas de U$ 35. Tem um estilo old-fashioned. Elas são fantásticas! Quero alugar uma máquina de costura e fazer um vestido para usar com elas”, disse a cantora.

Janis Joplin morreu no dia 4 de outubro de 1970, aos 27 aos de idade, devido a uma overdose de heroína, que acabou fazendo com que a carreira da cantora se encerrasse por alí. Os looks de Joplin, assim como o resto de sua vida, foram resumidos pelos excessos: no mix & match de seu estilo ao abuso de álcool e drogas, que há exatos 40 anos interrompou a trajetória de um ícone.