Quando a Volkswagen apresentou o conceito E-Up, as pessoas apostaram que o carro seria a versão “elétrica” do futuro Lupo, a primeira a ser produzida em série e comercializada pela fábrica alemã. Na verdade isso não parece que será assim, o primeiro elétrico da Volkswagen deve vestir uma roupa bem mais conhecida, a do Golf. O conceito blue-e-motion é apenas umas das provas disso.

As restantes se relacionam ao fato de outras empresas, como a “Renault e a Mitsubishi”, já estarem com modelos elétricos prontos para vendas. Fora o Nissan Leaf, um modelo novo, pensado para ser movido a eletricidade (ainda que com uma plataforma já em uso), os elétricos de grandes fábricas são baseados em modelos já existentes.

No caso da Renault, o Fluence. No da Mitsubishi, o i. Se a Volks não quiser perder o bonde, ela também tem de partir de um carro já existente. E não há nenhum mais emblemático para a fábrica do que o Golf. No ano que vem, a Volkswagen colocará 500 unidades do modelo elétrico para rodar pelo mundo em testes. O lançamento oficial do carro está previsto para 2015.