Existe um programa em Barueri, que se chama gestão de documentos oficiais, e agora outra cidade vizinha estave conhecendo o projeto, uma comitiva do município vizinho de Santana de Parnaíba esteve visitando na semana passada o Arquivo Municipal de Barueri, que é mantido pela Secretaria de Administração da Prefeitura, ou seja, esta pode ser mais uma cidade que poderá adotar este modelo barueriense de gestão de documentos oficiais produzidos pela Prefeitura.  

Os representantes de Santana de Parnaíba, poderam saber mais sobre o assunto, conheceram todo o sistema de arquivamento de documentos oficiais, de acordo com a chamada “Tabela de Temporalidade” – que especifica os documentos oficiais devem ser guardados, e que indica qual o tempo de estar guardado também. Esta visita técnica é fundamental para que a cidade de Parnaíba, adote o programa e a Prefeitura comece a implantar seu Arquivo Municipal. Antes, comitivas de cidades como Guarulhos e Americana já haviam conhecido o modelo barueriense de gestão de documentos oficiais, considerado modelo.

Doação de papel

Os documentos são eliminados, e doados à Cooperyara (cooperativa de ex-catadores de lixo que revende material reciclável), onde sustenta cerca de 115 famílias. Este projeto começou em 2005, seu trabalho de gestão de documentos oficiais produzidos pela Prefeitura, o Arquivo Municipal já repassou à cooperativa mais de 50 toneladas de papel.