O controle da disseminação da dengue no município de Barueri é constante desde o ano de 2000 quando foi criada uma equipe pela Vigilância em Saúde, que atualmente conta com 140 pessoas, para desenvolver ações específicas de combate ao mosquito “Aedes aegypt”, vetor da doença. A campanha “Barueri Sem Dengue”, iniciada no ano de 2008, é permanente e auxilia muito na educação e conscientização dos munícipes para se evitar a propagação da doença.   

Mas, de tempos em tempos, ocorre uma incidência maior de casos, muito acima das previsões dos técnicos e especialistas no assunto, que não conseguem explicar o motivo. No ano de 2007 afetou grandes regiões do brasil com milhares de ocorrências registradas.

Em 2010 está ocorrendo novamente o surto da doença – tanto é que em muitas cidades do interior do Estado, da Baixada Santista e também grandes capitais brasileiras, estão com milhares de casos registrados. Mas Barueri está conseguindo controlar a epidemia: até o dia 25 de maio foram confirmados somente 38 casos da doença, adquiridos dento do seu território.     

A dengue… Uma doença grave que pode, inclusive, levar à morte. Os sintomas : febre alta, dor de cabeça, dores muito fortes no corpo e nas articulações, fraqueza e prostração e manchas vermelhas, acompanhadas de coceira. É transmitida pelo mosquito “Aedes aegypti”, que utiliza água parada para depositar seus ovos e se reproduzir. Para a sua prevenção não podemos deixar água em pratos de vasos, pneus, garrafas, calhas, lajes. As caixas d’água precisam ficar bem tampadas.

Serviço– Em caso de suspeita procure atendimento médico com urgência. Evite a automedicação. Para mais informações sobre a existência de criadouros, ligue para o Disque Dengue: 0800-7717207.