Segundo a nota que foi divulgada pelo O Estado de S.Paulo, amanhã deve ser lançada no Incor– Instituto do Coração, 1.ª Diretriz Brasileira de Cardio-Oncologia, ou seja, guia para uniformizar o tratamento do câncer e diminuir possíveis os possíveis danos que são causados atavéz da quimioterapia ao coração.

O intuito deste processo, é que seja evitado uma possível morte pelo paciente, causando problemas cardíacos, sendo por causa da quimioterapia, assim explica o coordenador de Normatizações e Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)- Jadelson Andrade, que de acordo com ele, os remédios para combater o câncer, podem causar insuficiência cardíaca, arritmias graves e enfarte.

Ainda de acordo com informações, Jadelson afirma que os problemas podem surgir durante o tratamento ou anos após, caso o paciente esteja fazendo o mesmo tratamento com a medicação.”Isso se tornou mais preocupante à medida que o tratamento do câncer evoluiu e a sobrevida dos pacientes aumentou”, comenta. Inédito no mundo, o documento reúne as principais evidências científicas sobre o tema, para orientar o tratamento.