Em 2009, em pleno verão, a imprensa destacou  uma epidemia de meningite na cidade de Salvador, Bahia, que causou a morte de dezenas de crianças.

Os epidemiologistas temem que ela volte com mais intensidade nesse período do de 2010 por causa da baixa temperatura, que motiva sempre a permanência de pessoas aglomeradas em ambientes com pouca circulação de ar, propicios à proliferação do vírus ou da bactéria da doença.

Especialistas da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde de Barueri, alertam para este fato e recomendam precaução para se evitar a doença neste inverno, já que a transmissão da meningite é feita principalmente pelo contato direto com as secreções da garganta, ou do nariz, que são lançadas ao ar pelo doente e podem ser aspiradas por pessoas próximas, em locais fechados.

No ano de 2009 a Prefeitura de Barueri vacinou cerca de 4,5 mil crianças, de 1 a 4 anos de idade, de todas as maternais da rede municipal de educação, como prevenção contra a pneumonia e meningite.

Meningite para quem não conhece: É uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula, que ataca somente o ser humano, existe meningite viral e a bacteriana, ou meningocócica, e de acordo com pesquisas quem são os mais afetados são crianças e adolescentes, mais se a pessoa adulta estiver com o sistema imunológico debilitado, essa pessoa também podem contrair a doença.   

Os sintomas:

febre, náuseas, vômitos, calafrios, dores musculares. O último estágio é caracterizado pela inflamação das meninges, com fortes dores na cabeça, pescoço e costas; além de rigidez na nuca e confusão mental.

Serviço – Os casos suspeitos da doença devem ser cuidados imediatamente, com isolamento dos infectados em hospitais de referência.

Informações ligar no telefone: 4198-2630/4198-7292.