Tanto para vander, para degustar em casa com a família, ou assistindo aos jogos da Copa, a receita de coxinhas, é uma delícia de prato para quem está a fim de comer bem, e comer algo diferente e fácil de fazer.

Como (salgado) a coxinha é um dos salgadinhos mais encontrados em padarias, bares e restaurantes. O segredo está no recheio: quanto mais temperado, mais gostoso fica o petisco. Essa receita de coxinha do Edu Guedes é fácil e saborosa.

Recheio

Três colheres (sopa) de azeite de oliva
Um dente de alho amassado
Uma cebola picada
Dois peitos de frango cozidos e desfiados
Um tomate sem pele e sem sementes picados
Um sachê de caldo de galinha
Meia colher (sopa) de colorau
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Meia xícara (chá) de salsinha picada

Massa

1,7 litro de água quente
Uma xícara (chá) de óleo
Três sachês de caldo de galinha
Uma colher (sobremesa) de colorau
Um kg de farinha de trigo
Óleo para untar a superfície
Farinha de rosca para empanar as coxinhas
Óleo, o suficiente

Para Preparar

Aqueça o azeite em uma panela e refogue o alho e a cebola. Acrescente o frango, o tomate, o caldo de galinha, o colorau, o sal, a pimenta-do-reino, misture e deixe refogar por mais cinco minutos no fogo médio. Por fim, retire a panela do fogo, acrescente a salsinha e misture. Reserve. Em outra panela, coloque a água, o óleo, o caldo de galinha, o colorau. Assim que levantar fervura, acrescente a farinha de trigo e misture bem com uma colher até que a massa desgrude da panela. Coloque a massa sobre uma superfície lisa untada e sove-a até que fique lisa e macia. Pegue uma porção da massa, abra-a na palma da mão, coloque uma colher (sobremesa) de recheio, feche-a e molde-a. Faça o mesmo com o restante da massa. Em seguida, passe as coxinhas na farinha de rosca e coloque-as no congelador até que fiquem firmes. Frite as coxinhas no óleo quente. 

Rendimento: 50 unidades
Tempo de preparo: duas horas
Grau de dificuldade: moderado