(Expectativa é que até 7 milhões de estudantes se inscrevam, diz ministério).

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) Será realizado nos dias 6 e 7 de novembro, afirma o MEC (Ministério da Educação). A data, que foi confirmada nesta sexta-feira (30), já havia sido prevista pelo ministro Fernando Haddad em reunião com os reitores das universidades federais, ocorrida no final de março.  

Enquete: O Enem é necessário para substituir o vestibular?

A expectativa do ministério é que a prova tenha até 7 milhões de estudantes inscritos, haverá alteração na data do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que estava programado para ocorrer em 7 de novembro. A mudança será por uma portaria, que vai ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.

A ideia é que o Enem aconteça apenas após o segundo turno das eleições, segundo a assessoria de imprensa do MEC. Hoje, a prova substitui ou complementa o vestibular de diversas universidades do país, além de avaliar os estudantes do terceiro ano do ensino médio ou os que já concluíram esta etapa.

Data das inscrições

A previsão da pasta é que as inscrições de alunos no Enem comecem em junho e terminem em julho, dando um mês para os vestibulandos poderem fazer o cadastro. Os dias, entretanto, ainda não foram definidos. O número de universidades públicas que aderem ao exame vai crescer, segundo entrevistas dadas ao R7, há 15 dias, pela Abruem (associação dos reitores das universidades estaduais e municipais) e pela Andifes (associação dos reitores de faculdades federais).