O Parque da Maturidade de Barueri começou a semana com uma caminhada logo pela manhã, na segunda-feira, 31. Às 8h30, os membros da melhor idade frequentadores do Parque da Maturidade “José Dias da Silva”, junto a amigos e os funcionários saíram numa caminhada que seguiu até o bulevar central, a passeata contou com a presença de mais de 500 pessoas, que teve como destaque o convite a população para a saúde e alerta para os problemas ocasionados pelo uso do cigarro. A data especial marca as comemorações do Dia Mundial sem Tabaco.

Realizada com a integração das diversas secretarias municipais da Prefeitura de Barueri, a caminhada reuniu muita animação, e convidou a população e os membros da terceira idade para a promoção de hábitos mais saudáveis.

Dia sem tabaco

A caminhada seguiu pelas ruas Indianápolis, seguiu até a Santa Úrsula, com destino à avenida Henriqueta Mendes Guerra (centro). Acompanhados por um caminhão de som, ambulância resgate e toda a organização do trânsito  Demutran, chegaram ao bulevar por volta das 10 horas.

A atividade se encerrou com distribuição de mudas oferecidas pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente.

Tabagismo

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes. Essas substâncias contêm mais de 60 produtos cancerígenos.

De acordo ainda com a OMS, o tabaco está associado a 90% das mortes por câncer de pulmão, 80% dos enfisemas pulmonares, 40% dos derrames cerebrais, 30% das mortes por câncer, 30% das doenças coronarianas e mais de 80% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica.