Todos sabem que o Rio “Tietê”, é um dos maiores rios da América latina, onde a poluição é feita em grande distribuição pelo Estado de SP. Segundo informações, o local onde apresenta um grande índice de poluição, está localizado em Pirapora do Bom Jesus, onde o trecho que passa pela cidade, apresenta o maior índice de metais pesados, trazidos por esgoto, fertilizantes e até mesmo enxurrada.

Em nota pelo jornal Folha de São Paulo, há algumas informações que dizem, que as águas poluídas do Tietê, escondem uma grande contaminação ainda mais séria  em seu leito para quem não sabe, a contaminação vem até mesmo de matais, diz a pesquisa do Cena (Centro de Energia Nuclear da Agricultura), da USP de Piracicaba, na edição do último sábado. O levantamento apontou presença de zinco, cobre, níquel, cobalto, cádmio e chumbo depositados, no fundo do rio, em 12 pontos de coleta de água em seus 1,1 mil quilômetros de extensão, envolvendo cerca de 15 mil análises.

Os metais trazem poluição de grande risco de saúde a população, no caso de contato com a água, sendo ruím também, nos casos onde ainda há locais para a possível pesca, onde possa consumir peixes, o perigo de alguma infecção, é bem possível, em exemplo é o cádmio, que pode causar a infecção nos rins e causar distúrbios gastrointestinais, já o cromo irrita a pele, causa lesões nasais, úlceras e irritação bronquial.