web analytics

Como Tratar a Sarna Canina

Escrito por Rafhê

Categorias: Dicas

Qual a pessoa que não tem vontade de cuidar ao máximo possível de seu cão, não deixando, ele pegar a tal Sarna Canina, algo que durante muito tempo, tem se tornado um tormento para a sociedade. Ter um animalzinho em casa, seja ele qual for, pode trazer muita paz e alegria para a família, ainda mais, quando se trara de algo como os cães e gatos, os mais próximos da estimação caseira.

Veja também: Câncer de Linfoma – O que é

A Sarna

Não se pode duvidar na sarna, esta é uma das doenças que a cada vez mais, vem destratando e acabando muito com a saúde  do animal. Muitas vezes, as pessoas até pensam que, a doença será passageira, mas não, se não for tratada, a doença pode pode causar um grande problema não só na parte exterior da pele do animal, como também, na parte de suas veias respiratórias e infecção do sangue. As sarnas são patologias cutâneas, algumas são zoonoses (podem ser transmitidas dos animais de estimação como cão e gato para os seres humanos.). Entre as sarnas mais conhecidas no mundo veterinário, estão elas, a sarna demodécica ( “sarna negra”, causada pelo ácaro Demodex canis) e a sarna sarcóptica , ou a conhecida como “escabiose” (causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei), no caso da demodécica  não é considerada uma zoonose. Há predisposição racial (Pastor alemão,Lhasa-Apso,Pitbull , mas pode acometer qualquer raça de cachorro).

O Tratamento

Geralmente passa da cadela para os filhotes, por isso retirar machos/fêmeas portadores da reprodução. Quando se tem sarna, os animais ficam muito diferentes, tendo horríveis coceiras, nais quais, podem acabar tendo muitos problemas e uma proliferação muito grande, fazendo com que a infecção daquele simples começo de sarna, se espalhe por todo o canal das veias sanguineas e assim vai.

Para o tratamento, primeiramente indicamos que procurem um bom veterinário, ele poderá ajudar, caso, a doença já tenha ocorrido com seu animal, e novamente voltou a aterrorizá-lo, faça o seguinte, de uma forma caseira, dê banhos semanais de peróxido de benzoíla 2,5 %. Amitraz (Triatox®) – diluir 4 mL em 1 L de água.Cuidado com efeitos hipoglicemiantes e outros adversos.Em caso de piodermite tratar antes de inciar o amitraz. OU Ivermectina (Ivomec®) – 0,6 mg/Kg SID 3 meses.Contra indicado para : Collie,Border Collie, Pastor de Shetland, Old english sheepdog, caso queira, use Milbemicina (Interceptor®) – alternative para as raças que não podem usar a Ivermectina. 0,5 mg/Kg SID. Alta do paciente – só após 3 raspados negativos consecutivos.A primeira reavaliação é feita em 8 semanas.