Uma das questões que mais criam polêmica no verdão é: Palmeiras tem mundial? Diante disso, muitas situações acabam deixando o Palmeiras em desvantagem, principalmente pelo fato de que outros times adversários acabam usando essa dúvida para diminuir o verdão. Inclusive, é muito comum encontrar piadas nas redes sociais sobre o tema da possível falta do título de Campeão Mundial do Palmeiras.

No entanto, esse assunto é muito importante de ser abordado, pois há indícios que afirmam que o Palmeiras é o primeiro Campeão Mundial. Isso acaba sendo ignorado pelos adversários que insistem em afirmar que o Palmeiras não tem esse título. Mas, essa afirmação precisa ser muito bem analisada para não sair por aí falando que o time não possui Mundial sendo que, na verdade, ele foi o primeiro clube a conquistar Mundial. Isso é, de fato, muito Importante de ser visto.

Esse equívoco ocorre, pois, as pessoas tem a tendência de considerar oficialmente campeões mundiais apenas os times que conquistaram o título a partir do ano 2000. No entanto, a Fifa reconhece o Torneio Internacional de Clubes Campeões, que é conhecido popularmente como “Copa Rio” e vencido pelo Palmeiras em 1951, como o primeiro campeonato entre clubes de âmbito internacional. O mesmo vale para os campeões das Copas Intercontinentais.

E é de acordo com essa decisão da Fifa que não é errado afirmar que o Palmeiras possui sim um título Mundial. Se você é um torcedor palmeirense, com certeza já foi alvo de uma piada relacionada a essa questão. Então, a partir de agora é possível argumentar e reconhecer esse título dado ao Palmeiras.

Desde quando foi decidido que Palmeiras tem mundial?

No comunicado emitido pela Fifa, a entidade diz que “A Fifa reconhece e valoriza as iniciativas de estabelecer competições de clubes de dimensões mundiais ao longo da história. Esse foi o caso de torneios envolvendo clubes europeus e sul-americanos, como a pioneira Copa Rio, jogada em 1951 e 1952, e a Copa Intercontinental”.

No entanto, é possível verificar que não pode reconhecer estes torneios como oficiais pois não contavam com a participação de representantes de todos os continentes. Porém, isso é uma questão que, de qualquer forma, não exclui o fato de que o Palmeiras venceu a Copa Rio, que foi o primeiro torneio entre clubes de dimensão mundial. E, segundo alguns especialistas, esse é um fato que não diferencia os vencedores daquela época para os do atual formato.

Devido à polêmica é comum ver pessoas de times adversários que possuem o título de Campeão Mundial, como é o caso do Corinthians, Internacional e São Paulo, promoverem piadas que fazem esse questionamento se o Palmeiras tem mundial. Diante dessa situação, os torcedores palmeirenses acabam sendo alvos de piadas, normais entre a rivalidade que existe entre os clubes.

Quais as chances de o Palmeiras conquistar mundial?

Essa é a grande meta do verdão para 2017. Para fazer valer o projeto de disputar o Mundial de Clubes da Fifa nos Emirados Árabes, que acontece em dezembro deste ano, é preciso, primeiramente, conquistar o eventual título da Libertadores. Para atingir esse objetivo o Palmeiras não tem poupado esforços. Além dos cinco reforços já garantidos para essa fase, que são Michel Bastos, Hyoran, Keno, Raphael Veiga e Guerra, o clube tem acerto encaminhado com Felipe Melo, e ainda quer ter mais jogadores à sua disposição.

Se tudo encaminhar bem, é possível que o time saia desse “quase” título mundial, e veja, de fato Palmeiras Campeão Mundial 2017 chegando para o clube. Por isso, o time tem se preparado e conta com o apoio da torcida para conquistar esse importantíssimo título para sua história.