As bonificações de final de ano devem ser destinadas parcialmente, para as suas compras de natal e o pagamento das dívidas que chegam como IPVA e IPTU. É essencial que você faça o controle e coloque todas as suas dívidas e coloque-as em um papel ou planilhas, isso te ajudará a organizá-las de acordo com a sua renda.

Nem sempre é possível manter tudo em ordem, e saiba que o atraso de impostos é algo mais comum do que você imagina! Pensando em ajudar quem está passando por essas dificuldades, neste post preparamos um guia onde será orientado sobre proceder para realizar pagamento de IPVA com atraso.

Se o seu orçamento está apertado, você pode opar por tentar parcelar a dívida. Mas especificamente neste caso, se você conseguir, tenha a certeza de que não haverá a incidência de descontos, muito pelo contrário, serão cobrados juros. O boleto com os valores atualizados pode ser obtidos utilizando o site do Detran de seu estado.

Sobre o IPVA

ipva-2017O IPVA tem como objetivo o fator gerador da propriedade de veículos, como dito de sua própria abreviação: Imposto Sobre Propriedades de Veículos Automotores. A base de cálculo utilizada se baseia no valor venal do veículo, sobre este incidirá o percentual de 4% da taxa a ser paga, isto para o estado de São Paulo, em outros estados e municípios ele pode variar de 1% a 6%.

O IPVA é um imposto de prestação pecuniária compulsória, ou seja, é obrigatório para para pessoas que possuam veículos que se enquadrem nos critérios.

Veja como conseguir a segunda via do IPVA

A data para o pagamento do imposto varia de acordo com o dígito final da placa e pode ser divido em até 3 parcelas sucessivas em grande parte dos estados brasileiros. Para que o condutor possa usufruir deste recurso, é importante realize o pagamento da parcela na data de seu vencimento.

Do total do recolhimento feito pelo imposto, 50% dele é destinado para o município do qual o veículo está licenciado. Há também o DPVAT que é o seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, cujo vencimento ocorre na mesma data. O imposto visa garantir uma indenização que é destinada a pessoas que sofreram acidentes de trânsito.

A obrigatoriedade do seguro é mantida pela Lei n°11.482/07 e garante o amparo tanto de motoristas, passageiros ou pedestres – independente de quem seja o responsável ou culpado.

Em nosso país, a administradora do DPVAT é a seguradora Líder que também presta suporte aos cidadãos através do seu site oficial, ou então por intermédio do SAC (Serviço de atendimento ao cliente). Se você quer obter mais informações e detalhes quanto ao seguro, acesse: http://www.seguradoralider.com.br/. Através das opções de “Contato” você pode tirar todas as suas dúvidas ou ligar para o número: 0800 022 12 06 para deficientes auditivos e de fala ou 0800 022 12 04 para os demais clientes.

Como consultar os débitos e pendências de seu veículo

Ao acessar o site do DETRAN SP (ou de seu estado) busque pela opção “Pesquisa de débitos e restrições de veículos do proprietário” ou por alguma função equivalente. Ao clicar sobre ela, abrirá uma janela onde você deve fornecer os seus dados como: CPF e senha.

Caso não possua o cadastro, pode digitar apenas o CPF no campo ao lado, e clicar em “Avançar”.

A consulta de débitos também pode ser feita através do site do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Fazenda. Ao acessá-lo, você deverá clicar sobre a opção “Consultar” no bloco “Consulta de débitos do veículo”. A função permite que o usuário pesquise por pagamentos existentes em relação a IPVA, Multas de trânsito, RENAINF, taxa de licenciamento e DPVAT.

Informe o número do seu RENAVAM e a placa do veículo. Finalize o processo digitando o código de segurança no campo em branco e clique em “Consultar”.

Lembre-se, quanto mais você demorar para fazer o pagamento de seu IPVA mais difícil será de quitar a sua dívida. Atente-se aos prazos estabelecidos para fazer o pagamento na data correta e evitar complicações como estas.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Como pagar o IPVA atrasado?
publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *