Ter a carteira de habilitação é indispensável para um cotidiano onde precisamos nos locomover em grandes distâncias em um curto período de tempo. Os automóveis passaram a ser bens que não apenas apresentam o seu status social, mas também úteis para as atividades do seu dia a dia.

CNH

O programa CNH social é destinado a pessoas que não possuem condições financeiras de tirar as suas carteiras de habilitação da maneira convencional, pois todos sabemos que dirigir sem a devida documentação obrigatória, é uma prática passiva de multa. Além disso ele incentiva o desenvolvimento econômico e social e pode significar a conquista da vaga de emprego para muitas pessoas.

Infelizmente não são todos os estados beneficiados com esse sistema, mas é possível participar do CNH social se você caso você resida no Espírito Santo, Rio Grande do Sul ou Pernambuco, para isso basta acessar o site do Dentran das respectivas localidades e fazer o seu cadastro.

Inscrições Habilitação Gratuita – CNH Social

Os candidatos interessados em participar do programa CNH Social devem estar inscritos também no Cadastro Único do Governo Federal – CadUnico, e atender aos critérios estabelecidos. Acompanhado de seus documentos, dirija-se para um dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) . Aqueles que forem selecionados serão escolhidos através de sorteios.

Requisitos para Participar do CNH Social

O primeiro critério para participar é que o candidato tenha a idade mínima de 18 anos (a idade obrigatória para se tirar a sua carteira de habilitação, conforme a legislação brasileira). A renda familiar não deve ultrapassar 2 salários mínimos e você precisa estar participando do CadUnico.

O tempo mínimo de residência no estado em que foi inscrito deve ser de dois anos. Aqueles que já estão com o serviço de habilitação aberto no Dentran-RS, que possuem ocorrências em seu nome na condução de veículos ou que tiveram a sua CNH cassada ou suspensa não poderão aderir ao programa.

Acessibilidade a CNH e ao Serviço Social

Os custos para quem vai tirar a primeira habilitação variam muito, mas hoje, o processo não sai por menos de R$1.000,00. É importante que o jovem tenha a habilitação em mãos ao completar a idade mínima requerida para tirá-la, pois principalmente as oportunidades de emprego, tem o documento como exigência básica.

Ao acessar o site do Detran do seu estado, você encontra algumas informações básicas para contato, desta forma é possível saber se há algum programa de habilitação gratuito para pessoas de baixa renda ou se é oferecido algum suporte para quem não tem condições de pagar:

 Sudeste

Detran RJ – www.detran.rj.gov.br

Detran ES – www.detran.es.gov.br

Detran SP – www.detran.sp.gov.br

Detran MG – www.detran.mg.gov.br

Sul

Detran PR – www.detran.pr.gov.br

Detran SC – www.detran.sc.gov.br

Detran RS – www.detran.rs.gov.br

Norte

Detran RR – www.detran.rr.gov.br

Detran TO – www.detran.to.gov.br

Detran AM – www.detran.am.gov.br

Detran AC – www.detran.ac.gov.br

Detran RO – www.detran.ro.gov.br

Detran PA – www.detran.pa.gov.br

Detran AP – www.detran.ap.gov.br

Centro – Oeste

Detran GO – www.detran.go.gov.br

Detran MS – www.detran.ms.gov.br

Detran MT – www.detran.mt.gov.br

Detran DF – www.detran.df.gov.br

Nordeste

Detran AL – www.detran.al.gov.br

Detran MA – www.detran.ma.gov.br

Denatran – www.denatran.gov.br

Detran PE – www.detran.pe.gov.br

Detran BA – www.detran.ba.gov.br

Detran SE – www.detran.se.gov.br

Detran CE – www.detran.ce.gov.br

Detran PI – www.detran.pi.gov.br

Detran PB – www.detran.pb.gov.br

Detran RN – www.detran.rn.gov.br

Inscrições CNH Social Online

Além da opção presencial, também é possível fazer as suas inscrições através do site do Detran. O candidato deverá preencher informações através de um formulário com dados pessoais e residenciais onde deverá informar a escola onde concluiu o ensino médio, qual o ano que prestou o Enem, e etc. Será solicitado uma senha e e-mail para contato válido. Todas essas informações serão averiguadas e é feita uma comprovação. Escolha também o tipo de habilitação: A, B ou AB.

Aqueles profissionais que estão buscando a recolocação no mercado de trabalho podem ter acesso a alguns benefícios a mais, em especial para cargos como: motoristas de ônibus, frentistas e motoboys.

Serviços Detran

A tecnologia auxilia promove o acesso rápido à informação, ao utilizar as ferramentas disponíveis no site do Detran você pode fazer a consulta de pontos em CNH ou débitos pendentes do veículo, por exemplo. São dados úteis e que permitem que o usuário tenha um panorama completo de sua situação como motorista ou se há algo que precisa fazer para regularizá-la.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Como tirar Habilitação de Graça
publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *