Secretaria de Saúde realizou a palestra “Prevenção às Doenças Renais e Doação de Órgãos”, com o médico nefrologista Reginaldo Carlos Boni, diretor do Serviço de Captação de Órgãos e Tecidos da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Esta palestra fez parte da programação da Semana Municipal de Prevenção às Doenças Renais, que aconteceu entre os dias 8 e 13 de março.

Participou também Washington Luis Corrêa, médico nefrologista da Unidade de Nefrologia de Osasco (UNASCO), destacando as dificuldades enfrentadas pelos pacientes renais crônicos, desde a passagem pela hemodiálise até a espera por um transplante de rim, e falou sobre a importância da prevenção: “Engajar a sociedade na luta pela prevenção às doenças renais é o mais importante passo para a melhora na qualidade de vida”.

É importante que a população conheça sobre as doenças renais, tratamentos e seus métodos de prevenção (como os mais comentados: beber 2litros de água por dia e diminuir o consumo de sal na alimentação).

Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia apontam que 10 milhões de brasileiros  sofrem com problemas nos rins, embora a própria população desconheça o assunto,devido a falta de mais campanhas informando e alertando o povo.

Finalizando, Osasco está de parabéns pela palestra sobre doenças renais e a importância da doação de órgãos.

Precisamos muito de atitudes como essa, pois em casos como os tratados, a informação pode sim ser a cura de um mal.