985_89

Aprenda tudo sobre o Prouni, como funciona, do que se trata e como conseguir sua bolsa de estudo, confira!

O Programa Universidade para Todos (Prouni), uma iniciativa do Governo Federal para promover o acesso aos cursos de nível superior a cidadãos de baixa renda, foi criado pela Lei nº. 11.096, de 13 de janeiro de 2005 e concede bolsas integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior, a estudantes que ainda não tenham esse diploma. Esse é um dos programas que com certeza irá lhe ajudar a atingir o seu objetivo profissional.

Como participar do Prouni?

Para participar do Prouni, um dos principais requisitos é não possuir diploma de curso superior. Além disso, é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:

· Ter completado todo o ensino médio em escolas públicas;
· Ser pessoa com deficiência;
· Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede privada na condição de bolsista integral;
· Ter cursado parte do ensino médio em escola pública e a outra parte em escola particular como bolsista integral;
· Ser professor de escola pública que exerça o magistério na educação básica e faça parte dos quadros permanentes da instituição.

Quais são os tipos de bolsas do Prouni?

Existem dois tipos de bolsas oferecidas pelo programa: a integral, destinada a estudantes com renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio; e a parcial de 50%, para os estudantes com renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

Como funciona o processo seletivo do Prouni?

A seleção do Prouni é constituída de duas fases, sendo: o processo regular e o processo de ocupação das vagas remanescentes.

No primeiro, são recebidas inscrições de estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano anterior e alcançado pelo menos a média de 450 pontos das notas do exame e pontuação superior a zero na redação.

Já a ocupação das vagas remanescentes é destinada a candidatos que tenham feito inscrição em cursos que não tenham formado turmas no processo seletivo do Prouni para o segundo semestre de 2014; professores da rede pública de ensino que atuem na educação básica e ocupem o quadro permanente da instituição, para cursos de licenciatura visando à formação do magistério da educação básica; e aqueles que tenham participado do ENEM, a partir de 2010 e tenham obtido numa mesma edição do exame, pontuação média de 450 ou mais pontos e nota superior a zero na redação.

Para os dois processos seletivos, as inscrições não têm custo (gratuitas) e devem ser realizadas pela internet, no site do Prouni.

Bom pessoal, espero que tenham gostado das informações.O governo atual tem feito muitos programas legais que valem a pena conhecer, como o caso do educa mais e do Fies 2015 .

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários

Até a próxima

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Prouni: bolsas e muito mais. Conheça!
publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *