Hoje em dia, uma qualificação adequada é a chave para ter sucesso no mercado de trabalho. As exigências para um bom emprego aumentam cada vez mais, pois os empregadores precisam de colaboradores prontos para assumir uma vaga imediatamente, sem perder tempo ou dinheiro em treinamentos. Com isso, a demanda por cursos técnicos, que preparam os profissionais para a prática da profissão, aumentou consideravelmente.

banner_sisutec

Era necessário resolver a dificuldade de muitas pessoas, especialmente os mais jovens, em conseguir um emprego de qualidade e das empresas, que tinham dificuldades em ocupar vagas mais especializadas.
Para isto foi criado o Pronatec (Programa Nacional de acesso ao ensino técnico e emprego), uma iniciativa do governo federal para capacitar a mão de obra brasileira, permitindo a estas pessoas acessarem vagas que antes eram simplesmente impossíveis de serem preenchidas adequadamente, pela falta de mão de obra qualificada.

Um programa desta magnitude precisava de um sistema informatizado e adequado para que todas as informações fossem de fácil acesso, tanto para o candidato quanto para as instituições de ensino.

Desta necessidade nasceu o SiSUTEC (Sistema de seleção da educação profissional e tecnológica).

Como funciona O SiSUTEC?

O SiSUTEC é uma forma de selecionar os alunos mais bem colocados dentro do ENEM para usufruir de bolsas de estudos em escolas técnicas públicas e particulares em todo o Brasil. Como ele usa a nota do ENEM como critério de seleção, não é necessário nenhum outro tipo de exame ou prova, bastando ao candidato fazer a inscrição no SiSUTEC para concorrer às vagas.

Quando faz a inscrição o candidato deve se atentar aos seguintes cuidados, para que sua inscrição não seja invalidada:

Veracidade e precisão das informações: Como este é um programa federal extremamente bem assessorado existe uma grande fiscalização para que não ocorram fraudes na distribuição das vagas nos cursos oferecidos. Verifique todos os dados oferecidos, evitando que a digitação incorreta de algum número ou o conflito entre seu cadastro do ENEM e o do SiSUTEC impossibilitem sua vaga dentro do programa. Não minta quanto a cotas de ensino público ou raciais, as informações são confirmadas antes da validação da sua matrícula e uma imprecisão em algum destes dados com certeza invalidará sua candidatura à vaga.

Escolha os curso com cuidado. Muito cuidado ao escolher os cursos, se você não tem 100% de certeza que levará este curso até o fim, não tire o lugar de outra pessoa que está realmente interessada em cursar. Além disto, o sistema oferece duas opções de cursos, mas se sua nota no ENEM te credenciar para os dois, você será automaticamente aprovado para sua primeira opção.

Cuidado com os prazos: Ao ser aprovado, muita atenção aos prazos de matrícula e a documentação que precisa ser levada até a instituição de ensino. Caso o prazo expire, sua vaga será automaticamente repassada a outro candidato, durante a segunda chamada. No caso de você não ter sido aprovado na primeira chamada, não desista. Dependendo do curso, existe uma grande possibilidade de você ser convocado na segunda chamada.

Aproveite mais esta possibilidade para conseguir se colocar de forma interessante no mercado de trabalho, inscrevendo-se no SiSUTEC e aproveitando todas as nossas dicas!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

SiSUTEC, seu futuro na ponta dos seus dedos.
publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *