Ontem, Ricardo Gomes, o técnico do São Paulo foi internado com AVC  (Acidente Vascular Cerebral) mais conhecido por “ Derrame”, embora ele passe bem, essa matéria é um alerta à sociedade, pois o AVC é a principal causa de morte no Brasil.

Para  que se conheça um pouco mais sobre o tal AVC, aqui vai uma breve explicação sobre a doença, os sintomas e a prevenção:

Primeiramente o Acidente Vascular Cerebral pode ser hemorrágico ou isquêmico, no caso do isquêmico,uma artéria entope,  deixa de irrigar parte dos neurônios e a falta de sangue e oxigênio no cérebro causam o problema, já no hemorrágico ocorre que esta artéria que entupiu posteriormente se rompe, causando a hemorragia cerebral.

Entre os tipos de AVC, os isquêmico é o mais ocorrente e o hemorrágico é o mais grave.

Nos dois tipos de AVC`s a vítima precisa de socorro imediato, aí você se pergunta mas como identificar um AVC?

Aqui vão as dicas: a pessoa pode de repente sentir adormecimento em um dos lados do corpo, pode ficar com a boca torta, pode começar a falar frases desconexas e sem sentido ou não compreender o que os outros estão falando e, assim por diante até a pessoa ficar completamente paralizada.

Fique atento porque estes sintomas simplesmente aparecem de uma hora para outra, no trabalho, na rua… onde a pessoa estiver e, não são sintomas que vão ocorrer com o passar dos dias, vão acontecer um sintoma seguido do outro no mesmo dia e provavelmente em questão de minutos ! É muito grave, pode levar e leva em muitos casos à morte!!!

Prevenção: Não seja sedentário, pratique alguma atividade física sempre, não fume, coma alimentos mais livres de gordura, sal e açucares.

E, para finalizar, não sei se vocês repararam, mas o meio de prevenção desta doença é o mesmo meio de prevenção de muitas outras como, por exemplo, a diabetes mellitus, a hipertensão e o colesterol alto.

Isso quer dizer que , se alimentar de forma saudável, não fumar e praticar algum exercício com regularidade, pode te salvar do AVC e de muitos problemas.

Boa sorte e se cuidem sempre!!

One Reply to “AVC – Doença matando brasileiros”

  1. Ótima explicação! Penso que as pessoas ainda não são bem dotadas com prevenção, da própria saúde, isso deveria acontecer, já na educação de base. Faltam políticas públicas nesse sentido, aliás com muitas outras em nosso País. Gostaria de ser respondido se o AASS realmente tem algum efeito na prevenção do AVC?

Comments are closed.