O Departamento de Controle de Zoonoses, órgão da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Barueri, iniciou, neste mês de outubro, a operação “Barueri Controlando Roedores”, que está intensificando o combate aos ratos em todos os bairros da cidade, especialmente nos locais com maior índice de infestação de roedores. A exemplo do que acontece na cidade de São Paulo e em outros municípios vizinhos, neste período do ano o número de ratos aumenta muito por causa do calor e das constantes chuvas que alagam as suas tocas e abrigos.

A ação está sendo executada em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e foi iniciada no Jardim Belval, com a limpeza das áreas com acúmulo de lixo e entulhos e a desobstrução de bueiros e galerias de esgotos, antes da desratização. O controle de roedores tem como objetivo diminuir a população de ratos a níveis aceitáveis de convivência, de modo a não causar prejuízos ao homem.

A iniciativa faz parte do projeto “Uma cidade bem cuidada é o melhor lugar do mundo para se viver” desenvolvido pelo movimento “Barueri Sou do Bem”, que incentiva uma série de ações politicamente corretas para manter a cidade limpa e agradável para se morar. Os moradores estão sendo orientados pelos agentes de controle de vetores, e as equipes de desratização do Departamento de Controle de Zoonoses estão realizando o controle químico nos locais infestados, para diminuir ao máximo a população de ratos.

Os roedores vivem em qualquer ambiente que lhes propicie condições de sobrevivência. Para isso, dependem de quatro fatores: água, abrigo, alimento e acesso para o domicílio humano. Existem duas formas de se controlar os roedores:

Antirratização: São ações que corrigem o meio ambiente, tornando-o impróprio à instalação e proliferação de roedores, isto é, são medidas preventivas que evitam que o roedor adentre e se instale num determinado local e aí comece a se reproduzir.

Desratização: É o controle de roedores através do uso de raticidas, que são produtos químicos tóxicos ao ser humano e aos animais. Não podem ser manipulados por pessoas que não tenham conhecimento de biologia e dos hábitos e comportamento dos ratos. Um controle realizado de forma errônea ou insuficiente pode não matar os roedores e expor pessoas e animais ao risco de ingestão de raticidas. Portanto, este tipo de controle só deverá ser realizado por técnicos treinados e equipados para realizar esta atividade.

POPULAÇÃO PODE AJUDAR – Nos primeiros nove meses deste ano, a equipe de desratização utilizou aproximadamente 950 Kg de raticidas porém, esta ação isolada não foi suficiente para diminuir as reclamações. A participação da população é fundamental no que se refere ao ambiente doméstico. Ela deve participar dessa “guerra” adotando medidas relativamente simples para se evitar a proliferação dos ratos, tais como:

1- Manter a sua casa e os arredores limpos;

2- Os alimentos e produtos alimentícios armazenados no interior dos domicílios devem ser conservados em recipientes fechados à prova de roedores e a 40 cm do solo;

3- Após o uso, lavar os pratos e utensílios de cozinha imediatamente e remover todos os restos de comida, dando-lhes o destino adequado;

4- Retirar os restos de comida do seu animal, principalmente à noite. Os ratos costumam se alimentar destes restos e contaminam o alimento, podendo transmitir doenças também ao seu animal;

5- Armazenar o lixo em sacos plásticos e colocá-los em locais elevados do solo, pois o lixo é o principal alimento para o roedor;

6- Colocar o lixo na rua próximo ao horário de coleta do caminhão;

7- Eliminar entulho, materiais de construção, lixo de varreduras, galhos e troncos e montes de pedras e outros objetos inservíveis do interior e ao redor de sua casa, pois servem de abrigo a roedores;

8- Jamais jogar lixo e entulho em terrenos baldios, margens de córregos, bueiros, ruas e galerias de esgoto, evitando fornecer alimento e abrigo aos roedores;

9- Manter cultivos ou jardins sem amontoados de vegetação;

10- Cortar a grama e arbustos densos ao redor de casa, num raio de pelo menos 50 metros;

11- Vedar fendas e outras aberturas superiores a 0,5 (meio) cm para evitar o ingresso de roedores ao interior de sua casa, da seguinte forma:

· Fechar com lâmina de metal os vãos de portas com mais de 6 mm. Buracos e vãos em paredes devem ser fechados com argamassa adequada.

· Telamento: fechar aberturas de aeração, entradas de condutores de eletricidade ou vãos de adutores de qualquer natureza, com tela metálica forte com malhas de 6mm removível.

12- Ambientes que permaneceram fechados por algum tempo e que apresente sinais de infestação de roedores devem ser abertos e ventilados por, no mínimo, 30 minutos;

13- Evitar o contato direto com roedores ou suas fezes ou urina. Não tente matá-los;

14- Se observar fezes de roedores dentro de casa, ninhos de roedores ou roedores vivos ou mortos, não mexa nestes animais. Primeiro, deve-se descontaminar o local com uma solução de água sanitária a 10% (misturar 1 litro água sanitária em 9 litros de água) e pulverizar (com um frasco aspersor, tipo os de molhar samambaia) todos os locais e objetos contaminados. Deixar agir por no mínimo, 30 minutos, e depois então remover com pano úmido (com solução de água sanitária a 10%), as fezes, ninhos ou roedores mortos. Evitar varrer ou usar aspirador nestes locais.

SERVIÇO– Departamento Técnico de Controle de Zoonoses da Coordenadoria de Vigilância em Saúde – Secretaria de Saúde de Barueri – Tel : 4199-3180.

5 Replies to “Barueri lutando contra os ratos”

  1. sou med. veterinário do ccz/rondonópolis – mt
    estamos iniciando um projeto de controle de roedores. gostaria de ter maiores informações sobre a utilização de produtos químicos mais apropriados as vias públicas (esgotos e bocas de lobos).
    desde ja agradecemos.!

  2. Eu tenho um problema em casa por causa dos ratos são muitos não sei o que fazer meu cachorro mata será que ele está com leptospirose.
    18/07/2009. 12:30 horas

  3. O que fazer como saber se o cachorro está com leptospirose ele tem um sangramento nas parates intimas tenho um cachorro de 12 anos ele se chama boommer tem muitos ratos na minha casa e ele mata. ele está fraco das patas traseiras. tenho medo dele está com leishimaniose.
    18/07/2009 12:48 horas.

  4. Preciso da ajuda de vocês urgente,tenho criança pequena e no meu quintal apareceu ratos,já fiz de tudo e não consigo acabar com eles já estou ficando com medo resido na rua São Paulo n°504 Bairro engenho novo,Cidade de Barueri tel:4168-5672.Grata pela atenção !!!
    Mariza de Jesus Gomes

Comments are closed.