No Rio de Janeiro, houve o IV Encontro Nacional de Tuberculose e I Fórum da Parceria Brasileira Contra a Tuberculose,  onde Barueri esteve presente, o encontro é realizado entre os dias 26 e 29 de maio.

O “evento” foi promovido pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), em parceria com o Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) do Ministério da Saúde, e reuniu especialistas das diferentes áreas de atuação no combate à tuberculose, no Brasil.

A cidade (barueri), foi representado pelo chefe de divisão técnica da Vigilância Epidemiológica, Nelson Mendes, responsável pelo programa de controle de tuberculose desenvolvido em Barueri.Ele participou de palestras, atividades interativas e discussões sobre as experiências bem sucedidas da comunidade científica no tratamento e prevenção à doença, além disso trocou experiências sobre o assunto.

Combate em Barueri premiado

Já existe um programa em barueri permanente de detecção, prevenção e tratamento da tuberculose, que se destaca pela sua eficiência por causa de uma série de ações que são colocadas em prática para reduzir os casos da doença, aumentar a detecção e garantir a continuidade do tratamento. Tanto é que o município recebeu, durante cinco anos consecutivos, o prêmio “Qualidade no Controle da Tuberculose” do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), do estado de São Paulo.

Barueri recebeu neste encontro  o “Certificado de Mérito”, do Ministério da Saúde, por ter alcançado em 2008 um índice superior a 80% no indicador “proporção de casos de tuberculose testados para HIV” e a 57% na “proporção de casos de retratamento que realizaram o exame de cultura”, contribuindo com isso para o controle da tuberculose no Brasil.