A Caixa Econômica Federal criou o Cartão Cidadão com o intuito de facilitar o acesso aos benefícios sociais e trabalhistas. Através dele, você pode sacar o seu PIS, FGTS e seguro-desemprego.

O aceso ao Cartão Cidadão requer que o beneficiário esteja cadastrado no PIS/PASEP e também tenha o número do NIS ou o Número de Inscrição do Trabalhador, o NIT. Um outro detalhe importante é que os seus dados cadastrais devem estar sempre atualizados.

Caso você já possua algum cartão de transferência de renda, a exemplo do programa Bolsa Família, o Cartão Cidadão não poderá ser emitido, pois todos possuem a mesma função, através de um deles é possível que você faça as suas consultas e recebimentos dos benefícios sociais.

Como fazer o cartão cidadão

Para fazer o Cartão Cidadão, você deverá se dirigir até uma agência da Caixa Econômica Federal portando todos os seus documentos pessoais. Se preferir, também poderá utilizar o telefone: 0800 726 0207, entretanto, só será possível o cadastro de senha do cartão nas agências da empresa.

como-fazer-cartao-cidadao

Dentre as funções que o seu Cartão Cidadão pode lhe oferecer, estão:

  • Fazer consultas ao saldo em sua conta vinculada ao benefício do FGTS;
  • Realizar o saque em sua conta vinculada ao trabalhador do FGTS, no limite máximo de R$1.500,00;
  • Consultar saldo de quotas do PIS;
  • Receber benefícios referentes aos programas de transferência de renda, abono salarial, rendimentos do PIS e Seguro-Desemprego.

O período para entrega do cartão é de 15 dias, ele será encaminhado para o endereço indicado no ato do cadastro.

veja como consultar o saldo

Efetuando o saque dos benefícios

O saque dos benefícios oferecidos pela Caixa pode ser feito em qualquer agência ou nas casas lotéricas do Brasil. Caso opte por lotéricas, você precisará estar acompanhado de um documento de identificação com foto e utilizar a senha cadastrada para realizar as consultas e saques.

Todo o processo pode ser feito via internet, para isso, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal informar o seu número do NIS e senha de internet para acesso. Aqueles usuários que estão acessando pela primeira devem utilizar “cadastrar senha” e fornecer as informações indicadas para ter acesso aos dados online.

Sobre os aplicativos

Os aplicativos da Caixa facilitam ainda mais a vida de quem precisa realizar a consulta a saldos, ou buscar por informações de sua conta. O sistema é prático, pois permite o uso de tablet ou smartphone, o que significa que pode utilizar o serviço de onde estiver ou quando desejar. Eles podem ser baixados em versões para Android via Google Play, iOS via Apple Store ou Windows Phone através da Windows Store.

Além da praticidade que os aplicativos oferecem, você também consegue consultar as agências da Caixa Econômica Federal utilizando o mapa. Localize a mais próxima ou verifique todas as que estão disponíveis em seu município, por exemplo. Os serviços de mensagem podem indicar quando há transações em sua conta pessoal, uma boa forma de controle.

Como acessar a sua conta com o app

– Faça a ativação de sua Assinatura Eletrônica, somente ela permitirá que você realize todas as transações bancárias e utilize o internet banking com liberdade total. Caso você não possua uma vá até uma agência Caixa mais próxima e se cadastre.

– Utilize a opção “Acesse sua conta” disponível no aplicativo, em seguida digite o seu nome de usuário para o Internet Banking Caixa e confirme. Para finalizar, digite sua senha para o Internet Banking Caixa. A ativação do aplicativo pode ser feita através do Internet Banking Caixa ou pelo celular.

Para realizar o processo através do seu celular, você precisará informar o DDD da sua cidade e o número de seu telefone. Se tudo der certo, você receberá uma mensagem com o código de ativação para validar o seu aparelho. Insira-o no campo “Código de Ativação” e faça a sua Assinatura Eletrônica para finalizar o processo.

Utilizando o Internet Banking, siga os passos: Caixa Celular > Validação de outros dispositivos > Validação de Smartphone e insira o código de ativação no campo correspondente. Finalize o processo com a sua Assinatura Eletrônica.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Como fazer o cartão cidadão
publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *