A língua portuguesa realmente acaba nos pregando peças de vez em quando. Se não prestarmos atenção, uma letra poderá mudar completamente o significado de uma palavra, dando outro significado também ao que foi dito. As palavras conserto e concerto, são palavras que realmente existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.
Muitas pessoas acabam confundindo e usando-as de maneira errada, dando um sentido completamente diferente à frase que quis dizer. O grande problema, é que muitos não sabem o significado correto de cada uma delas, para poder saber empregar de maneira correta em uma frase e usa-la no seu dia a dia.

Conserto e concerto 1

Diferenças entre Conserto e Concerto

Enquanto substantivos masculinos, a palavra conserto se refere principalmente a uma reparação, restauração ou correção, ou seja, se refere ao ato de reparar alguma coisa, de restaurar algo que está estragado.
A palavra concerto de se refere principalmente a uma sessão musical, a uma combinação de sons, vindos de instrumentistas, cantores, orquestras,… ou a algum acordo, um pacto entre várias pessoas. Enquanto verbos, as palavras conserto e concerto são formas verbais dos verbos consertar e concertar conjugadas na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo.

Exemplos de Conserto
Exemplos – substantivo masculino: O conserto da geladeira ficou caríssimo!
Esta cadeira está a precisar de um bom conserto.

Exemplo – verbo: Eu conserto a televisão estragada no final do dia.

Exemplos de Concerto
Exemplos – substantivo masculino: Vamos todos ver um concerto de música clássica.
Os concertos da Madonna estão sempre lotados.

Exemplo – verbo: Eu concerto com meu irmão todos pormenores.

* As palavras conserto e concerto apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas os seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Conserto e Concerto: Diferenças e Exemplos
publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *