A decoração rústica nos permite trazer um pouco da natureza dentro de nossa casa, resgatando nossa ligação espiritual com o planeta e com nossas origens.

Atualmente vivemos em meio a uma selva de concreto, em constante correria, sem prestar atenção nas coisas simples e, aplicando uma decoração rústica em nossos ambientes, renovamos nossos pensamentos e nos tornamos mais integrados ao mundo e às coisas naturais.

A decoração rústica é feita dentro de um estilo casual, utilizando matérias primas não processadas, como madeira, pedras, relembrando o habitat natural, rural e antigo, nos levando mais próximos àquilo que guardamos como nostalgia em nossos pensamentos. Nos dias de hoje, paletes decorativos e tambores decorativos estão em evidência para decorações rusticas.

O conceito de arquitetura rústica começa pela própria arquitetura, que deve ser feita com materiais puros, relembrando campos e florestas, cavernas e rios, trazendo maior conforto e aquecendo nossas mentes, apresentando-se mais aconchegante.

Os revestimentos da arquitetura rústica devem ser feitos com pedras naturais, muita madeira, com espaços largos com vidros para aproximar o ambiente externo do interno.

Os tijolos devem ser em seu formato mais puro, apenas cozidos, já que são elementos marcantes na decoração rústica. Os ambientes podem se requintados, mas ao mesmo tempo bastante simples e os tijolos, assentados de forma irregular, podem reforçar esse conceito. Além disso, também podemos usar couro e cimento queimado, completando elementos essenciais para a arquitetura se apresentar mais rústica.

Deixando um apartamento com decoração rústica

Um apartamento com decoração rústica pode se tornar totalmente original, fugindo do elemento que o cerca, como um condomínio, por exemplo. Da mesma forma que qualquer casa, o espaço pequeno do apartamento pode conter alguns elementos marcantes, com muitas cores e estampas, complementando com o uso de madeira para que o ambiente esteja mais próximo da natureza.

Decoração Rustica Simples

Na decoração rústica, o que pode parecer imperfeição deve estar integrado ao ambiente, mesmo com tubulações e fiações expostas, com ausência de pintura. O conceito de puro e natural é o maior atributo da decoração rústica.

Utilizando objetos e mobiliário rústicos

Existem diferentes formas de aplicar uma decoração rústica, sem precisar transformar uma casa urbana numa casa de fazenda. A madeira é o material mais utilizado nesse estilo, podendo ser aplicada em praticamente todos os objetos e mobiliário.

moveis rusticos

Além da madeira, os objetos de decoração podem ser feitos com tecidos naturais, como o linho e a chita, ou com materiais mais rústicos, como junco e ráfia. A mistura de estampas e tamanhos é essencial para dar um toque a mais na decoração rústica. E o uso de metais, como o cobre, que é muito brilhante, pode complementar o ambiente, unindo-se de forma natural aos tijolos e madeira.

Aplicando revestimentos na decoração rústica

Mesmo usando materiais básicos na decoração rústica, você pode escolher produtos similares aos naturais, já que as indústrias perceberam que se trata de um nicho bastante rentável.

O mercado oferece pisos em porcelanatos inspirados em cimento queimado, em madeira bem reproduzidas e em pedras de todos os tipos, inclusive com tijolos de revestimento, pinturas que retratam manchas do tempo, de uma forma bastante rústica e interessante.

É possível também utilizar tijolos maciços nas paredes, com uma aplicação bastante rápida e prática, sem precisar de mão de obra especializada, trazendo ainda mais economia, já que não vai precisar de rejunte. O efeito se torna ainda mais interessante quando combinado com o mobiliário da decoração rústica, tornando o ambiente uma casa rural ao estilo bem antigo e aconchegante.

Outra opção para o revestimento na decoração rústica é a madeira natural, embora precise de cuidados para não estragar com o tempo. Os cuidados necessários para a madeira como revestimento exigem substâncias químicas para não desenvolver cupins e outros insetos.

No entanto, o uso de porcelanatos pode ser aplicado oferecendo o mesmo efeito, além de serem bastante resistentes.

No piso, o ideal sempre é usar material emborrachado, evitando riscos de quedas ou qualquer marca na hora de mudar os móveis de lugar. O ambiente se torna bastante charmoso, bem puxado para o natural.

  1. Cimento queimado, um charme na decoração rústica

O cimento queimado é uma das alternativas de acabamento mais aplicadas em pisos residenciais com decoração rústica. O cimento queimado usa apenas cimento, areia e água, sendo uma das opções mais baratas para o piso, podendo ser acrescido de tinturas de diversas cores, possibilitando acabamentos mais originais.

Por se tratar de cimento queimado, ou seja, da aplicação de pó de cimento sobre o piso ainda mole e úmido, oferece como resultado uma superfície planta, sem rejunte, servindo adequadamente para ambientes maiores.

Além do mais, sendo um piso frio, pode ser aplicado em qualquer ambiente, oferecendo alta resistência, raramente se quebrando. O cimento queimado, aliás, pode também ser aplicado em paredes e bancadas, tornando o ambiente mais valorizado e facilitando a limpeza.

  1. Revestimento com pedra na decoração rústica

Uma excelente opção para revestimento de paredes e pisos são as pedras, principalmente quando o ambiente é mais úmido, exigindo maiores cuidados. As pedras oferecem um material de fácil limpeza e oferece efeitos marcantes.

Para quem gosta de curtir o lado místico, há ainda a vantagem de serem as pedras um grande energético para o ambiente.

  1. Área externa com decoração rústica

Se você mora numa casa e não num apartamento, pode aplicar também nessa área a decoração rústica, gerando maior integração com a natureza. Uma piscina ou uma área de churrasqueira com decoração rústica vai levar todos os convidados e amigos a sentirem o prazer de se integrarem novamente com a natureza, lembrando velhos tempos de crianças ou a fazenda dos avós.

Na piscina, a decoração rústica vai lembrar lagos e cascatas no meio do mato, se você colocar plantas ao seu redor, purificando o ar de sua área e mantendo o ambiente com energias sempre positivas.

Uma piscina revestida com pedras, por exemplo, além de não ser prejudicada com os agentes químicos necessários para sua manutenção, ainda reduz a possibilidade de desenvolvimento de algas e fungos.

Conclusão

Quando você for pensar em decoração, pense em decoração rústica. Certamente você terá muito mais energia e vitalidade para todas as atividades externas, num mundo ainda rodeado de concreto e cimento.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Decoração Rústica Simples
publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *