Entre os dias 1 e 12 de março a Secretaria de Higiene e Saúde de Itapevi, vai contar com a ajuda dos agentes comunitário para orientar a população e detectar os possíveis casos da doença na cidade.

Os agentes farão a visita domiciliar, identificarão pessoas com os sintomas, realizarão a colheta de escarro e enviarão para análise em laboratório.

As Unidades Básicas de Saúde, ficarão de prontidão para realização do exame – que poderá ser agendado sem precisar marcar consulta ( o exame pode ser feito durante todo o ano e, não só no período da campanha).

Prefeita Dra.Ruth Banholzer explica que quer mobilizar as pessoas e conscientizar a população sobre a doença que é responsável  pela morte de 2 milhões de pessoas por ano no mundo.

A Tuberculose é uma doença grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo mas, atinge principalmente os pulmões.

A prevenção da doença é feita atavés da vacinação com vacina BCG, aplicada nos primeiros 30 dias de vida.

Se um ser humano for contaminado, o tratamento dura em torno de seis meses, sendo que se o tuberculoso tomar as medicações corretamente, as chances de cura chegam a 95%.

Os principais sintomas da doença são: tosse por mais de 21 dias, dor no tórax, febre, suor noturno, perda de peso, indisposição e falta de apetite

É fundamental não interromper o tratamento, mesmo que os sintomas desapareçam.