Seu ar condicionado anda deixando a conta de luz cara? Veja algumas dicas para gastar menos energia!

O ar condicionado é um aparelho que passou a ser mais frequente e costumeiro nos lares dos brasileiros. Isso por conta do aumento da temperatura a cada ano que passa e não apenas no verão, como em outras estações.

ar condicionado janela lg

Porém, com a chegada do aparelho de ar condicionado, a conta de energia elétrica tende a aumentar de forma significante por se tratar de um aparelho que consome muita energia e acaba sendo utilizado durante quase o dia todo sem interrupções.

Por conta disso, dicas para evitar gastos exorbitantes com esse aparelho de ar condicionado são bem-vindas. Separamos algumas, confira:

1- Primeiramente, escolha os modelos que tenham o Selo Procel de Economia de Energia e dê preferência aos modelos que possuam recursos de programação, como o timer. Após isso, você deve instalar a unidade externa em local com boa circulação de ar e evitar obstruir as laterais e o fundo do seu aparelho de ar-condicionado de janela. Isto dificulta a troca térmica do gás com o ar, aumentando a pressão interna no sistema e consequentemente reduzindo a eficiência do aparelho.

2 – Proteja a parte externa do aparelho da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação. Fora isso, mantenha os filtros limpos, por conta de que os filtros sujos impedem a circulação livre do ar e forçam o aparelho a trabalhar mais. Outro fato importante é acostumar a desligar o condicionador de ar sempre que você se ausentar do ambiente por muito tempo.

3- Evite o frio excessivo regulando o termostato adequadamente. Manter os ambientes numa temperatura entre 22ºC e 24ºC é o mais adequado. Uma dica é manter as portas e janelas bem fechadas, para assim evitar a entrada de ar do ambiente externo, assim como é importante evitar a entrada do calor do sol no ambiente, fechando as cortinas, por conta de que assim o ambiente ficará na temperatura desejada de forma mais rápida.

4- Se o objetivo é usar o ar-condicionado por longos períodos, sugerimos os aparelhos que contenham a tecnologia Inverter, pois este sistema oferece maior eficiência, ajustando o trabalho do compressor conforme a necessidade. Mas, se for utilizar um aparelho sem esta tecnologia, o ideal é fazer o uso correto do seu aparelho de ar-condicionado. Porque, além de você economizar, também estará aumentando a vida útil dele e garantindo conforto e bem estar para as pessoas que frequentam o local.

5- Aos que utilizam de aparelho ar condicionado no ambiente de trabalho, lembramos que todas as dicas descritas acima podem ser realizadas no seu local de trabalho, seja ele com muitas ou poucas pessoas ao redor, sempre levando em consideração o conforto térmico coletivo e a aprovação dos colegas. Converse com sua equipe e sugira estas dicas para economia. No entanto, como medida de segurança, é necessário verificar qual é o tipo de equipamento instalado em seu local de trabalho antes de tomar qualquer providência sobre a economia, pois cada aparelho possui uma característica peculiar.

Algumas dicas extras:

ar condicionado lg portatil– A falta de limpeza e de manutenção correta e constante do ar-condicionado não apenas diminui a renovação do ar, mas provoca um acúmulo de sujeira. Além disso, durante o processo de refrigeração ocorre a condensação de água, que, líquida, acaba por se acumular no interior da máquina, favorecendo o surgimento de muitos fungos e bactérias.
Esses dois fatores costumam responder pelo agravamento dos quadros de moléstias respiratórias como asma, rinite, sinusite e doença pulmonar obstrutiva crônica.
 
– Calcule se a potência em BTUs está adequada para o tamanho da sua sala. Existem na internet vários sites para calcular o consumo do ar.

Conclusão

Bom pessoal, espero que as dicas sejam úteis e que consigam economizar com sucesso ok?
Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Ar condicionado: 5 dicas para ele gastar menos energia
publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *