Em nota pelo R7, foi divulgado nesta segunda-feira pelo impostômetro, que mede a quantidade de impostos paga pelos brasileiros, chega ao valor de R$ 800 bilhões, a mais de um mês antes que em 2009 – quando o mesmo valor foi obtido em 8 de outubro, ou seja, em 2010, o brasileiro pagou bem mais imposto, e em menor tempo na comparação a 2009.

Segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo), esta comparação medida, está incluindo também os impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos brasileiros desde o primeiro dia do ano, segundo o presidente da associação, Alencar Burti.

Esta arrecadação tem duas fases:

O lado positivo, que mostra que a economia está acelerada, mas ao invés de tantas despesas, o governo deveria ter mais investimentos. Esse é o anseio do povo brasileiro e a resposta é dos governantes. A previsão para este ano é de um novo recorde de arrecadação em comparação com o ano passado aconteça, que foi de R$ 1,09 trilhão. Com o valor, o país poderia pagar quase 2 bilhões de salários mínimos ou fornecer cestas básicas para toda a população por 21 meses.