As bolsas ou financiamentos concedidos pelo governo têm sido bastante usados por estudantes em todo o país. Ter acesso ao ensino superior nunca foi uma tarefa fácil, ainda mais por que o particular é muito caro e o público é muito concorrido. Pensando nisso o governo desenvolveu métodos e programas para facilitar o acesso ao ensino superior, entre eles podemos citar o FIES e o PROUNI, que tem sido os mais usados.

fies

FIES e PROUNI são dois programas que o governo desenvolveu com o intuito de incentivar e ajudar as pessoas a terem acesso ao ensino superior. Para participar deles é necessário preencher os requisitos. Ambos permitem o ingresso somente na rede privada, e com instituições conveniadas ao mesmo. Vale a pena, o programa tem ajudado muitas pessoas.

Como Participar do Fies 2015

Para participar do FIES 2015, que é um programa de financiamento estudantil, o candidato deve fazer sua pré-inscrição no portal, e escolher uma instituição de ensino que seja conveniada com o programa. Atualmente existe várias em todo o país, além da instituição o curso escolhido também tem que estar de acordo, pois nem sempre todos são conveniados com o FIES.

Já com o PROUNI a etapa de seleção é um pouco diferente, o candidato faz o ENEM, que é o Exame Nacional do Ensino Médio, uma prova aplicada em duas etapas, super concorrido e com alto nível de dificuldade. Com a nota do mesmo ele se candidata nesse programa para concorrer a uma bolsa. Quanto maior for a nota tirada mais chances o candidato tem que ganhar uma bolsa do Prouni, a mesma pode ser de 50% ou de 100% do valor da mensalidade. Ambas ajudam e muito e por isso são concorridíssimas.

Esses programas são novos, grande parte de quem os utilizam são estudantes de baixa renda, que são as pessoas que mais precisam de incentivo na educação. Atualmente em torno de pelo menos 40% dos estudantes utilizam um desses programas para poder ter acesso a educação superior, isso mostra o quanto os mesmos foram, e tem sido, importantes na educação brasileira.

Segundo o MEC – Ministério da Educação – do total de 7 milhões de estudantes da educação brasileira, temos 75% que estão nas redes privadas, e 40% deles (privados) usam esses programas para ajudar no pagamento das mensalidades. Não podemos negar que foi uma excelente iniciativa do governo, e isso está refletindo positivamente na educação.

Quem tem interesse em participar pode procurar no site de cada programa mais informações a respeito. É fundamental não perder os prazos de inscrição e entrega de documentos, sem isso não tem como garantir uma oportunidade em cada um desses programas. Não deixe de ter acesso ao ensino superior, isso é muito importante para a vida pessoal e profissional.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Dados mostram que 40% dos Estudantes usam FIES e Prouni
publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *