GLASGOW, UNITED KINGDOM - FEBRUARY 05: Pupils at Williamwood High School attend a math class on February 5, 2010 in Glasgow, Scotland. As the UK gears up for one of the most hotly contested general elections in recent history it is expected that that the economy, immigration, the NHS and education are likely to form the basis of many of the debates. (Photo by Jeff J Mitchell/Getty Images)

O fato mais comum na época das provas de vestibulares é a tensão e a pressão sentida pelos candidatos, que fica maior a cada momento que vai chegando a hora de realizar os testes. Esta é a hora H, em que o candidato precisa colocar em prática tudo o que estudou antes.

Nesta hora, é necessário não deixar o nervosismo tomar conta: é exatamente aqui que ataca o terrível “branco” que muitos estudantes acabam tendo, não conseguindo nem ler e nem entender o que a prova está dizendo.

Para passar pelos momentos mais cruciais de tensão, é importante ter em mente, primeiro, que não se trata de um problema de vida ou morte: trata-se de apenas uma prova e, da mesma forma que você, todos estão sentindo os mesmos sintomas. Se isso não é confortador, lembre-se que, se você não passar nessa prova, não estiver entre os aprovados, haverá outras oportunidades e esta não passará de uma experiência.

Você pode até imaginar que, “poxa vida, é um ano perdido”, mas esse ano que você considera perdido (que agora, geralmente, está mais curto, porque as faculdades, em sua maioria, realizam dois vestibulares por ano), é exatamente a oportunidade para você amadurecer mais os seus conhecimentos e se aplicar melhor nos estudos.

Algumas recomendações importantes para o vestibular 2016

Para você ir tranquilo para a prova do vestibular 2016, algumas recomendações são convenientes. Você precisa sempre ter calma e tranquilidade para ficar mais seguro na hora das provas e evitar os problemas de tensão e ansiedade. Saiba como deve proceder nos dias que antecedem as provas e siga as dicas para tornar o dia do vestibular um grande dia em sua vida:

Nos dias que antecedem o vestibular:

  • vestibular-1Não se force tentando estudar mais e mais ou perder noites e madrugadas em cima dos livros. Se você se preparou com antecedência, tudo já está gravado em sua mente. Esses dias devem ser usados para descansar o cérebro e relembrar com calma tudo o que estudou;
  • Mantenha sua vida normal, convivendo com seus amigos e garantindo assim um equilíbrio emocional;
  • Veja os noticiários e acompanhe tudo o que está acontecendo. Geralmente as provas costumam perguntar sobre questões atuais, que estão ocorrendo no mundo;
  • Procure fazer alguns simulados e provas que conseguir baixar na internet para ir se acostumando com a prova real que terá de enfrentar.

No dia do vestibular

  • Saia de casa com antecedência suficiente para não chegar em cima da hora ou depois que se fecharem os portões. Atrasos não são justificáveis, pois você se preparou um ano para o vestibular
  • Tenha todo o material preparado desde o dia anterior para não esquecer alguma coisa importante;
  • Alimente-se bem antes de ir para o vestibular, lembrando-se que é preciso alimentar o corpo e não a tensão.

Durante a prova do vestibular

  • Leia a prova toda e comece pelas questões mais fáceis. Lembre-se que o tempo é suficiente para isso;
  • Escreva tudo com letra bem legível;
  • Deixe as questões mais difíceis para o final e evite as suposições. Trabalhe com inteligência e raciocínio, respondendo o que não sabe por eliminação.

Não se esqueça de se preparar para o vestibular 2016 com simulados e provas

O maior aquecimento que você pode fazer para o vestibular 2016 é baixar os simulados que encontrar na internet e respondê-los como se estivesse fazendo a prova, sem consultar livros ou anotações, e verificando, depois de tudo pronto, como se saiu na prova.

Esta é uma excelente terapia para eliminar a ansiedade. Na hora de fazer a prova real, você vai se lembrar de todos os testes e simulados que fez e perceber que se trata apenas de uma prova de conhecimento.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Dicas para as Provas do Vestibular 2016
publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *