A Prefeitura de Barueri deverá investir cerca de R$397.670.000,00 em 2010 na área de Educação. A previsão está na peça orçamentária do exercício deste ano, e representa 31,43% da despesa total prevista até o final deste ano.

No ano passado em 2009, foi aplicado em Barueri 32,33% em despesa total na Educação, representando o total de R$391.590.846,41. Só este ano, a Prefeitura de Barueri inaugurou oito unidades escolares. “Estamos numa maratona de inaugurações de escolas. O prefeito Rubens Furlan, diz estar muito feliz, pois esta verba que é investida em nossas crianças e em nossos filhos, futuros de Barueri, é uma verba abençoada por Deus, afirma comemorando. 

A rede

A rede soma hoje 92 escolas: 22 escolas municipais maternais, 17 escolas municipais de ensino infantil, 6 escolas de ensino infantil e fundamental e 47 escolas de ensino fundamental – das quais cinco funcionam em período integral, ou seja, das 7 às 17 horas. Uma delas, a Emef Nestor de Camargo (Jardim Mutinga), tem até piscina olímpica.

Mais um outro braço importante da rede educacional da Prefeitura de Barueri é a Fundação Instituto de Educação de Barueri, a Fieb, que mantém a Escola de Ensino Fundamental, Médio e Técnico “Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas” (Alphaville), além de seis unidades do Instituto Técnico de Barueri: ITB “Brasílio Flores de Azevedo” (Jardim Belval), ITB “Professor Munir José” (Jardim Paulista), ITB “Professora Maria Sylvia Chaluppe Mello” (Engenho Novo), ITB Jardim Mutinga (Emef Nestor de Camargo), ITB Parque Imperial (Emef Professora Marlene Pereira Santiago) e ITB Parque Viana (Emef Bruno Tolaini).

 A Prefeitura de Barueri também doou o terreno e construiu a unidade do Senai (repassado à Fiesp) e a Faculdade de Tecnologia (Fatec, entregue ao Governo do Estado), e está construindo a Escola Técnica Estadual (Etec, que também será entregue ao governo).