O Barueri conseguiu uma importante vitória na luta para a última vaga restante na primeira divisão em 2009. Jogando em casa, neste sábado, diante de quase 12 mil torcedores, o time da grande São Paulo venceu o Fortaleza por 1 a 0, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

O único gol do jogo saiu aos 43min do primeiro tempo. Após uma jogada pela direita, o lateral Leirielton fez cruzamento rasteiro, o atacante Val Baiano, livre dentro da pequena área, só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede e fazer o seu terceiro tento na competição.

O lance que originou o gol, no entanto, teve início após dois lances seguidos de muito perigo do Fortaleza: aos 42min, o lateral-esquerdo Márcio Careca havia salvado em cima da linha uma cabeçada do zagueiro adversário Juninho. Pouco tempo depois, o atacante Zé Eduardo havia feito uma bela jogada na grande área e chutado cruzado, mas viu o goleiro Renê fazer a defesa e evitar o gol.

A partida continuou bastante movimentada no segundo tempo, mas o placar não foi alterado na região metropolitana de São Paulo. E, com o 1 a 0 a favor dos anfitriões, as duas equipes saíram do gramado em situações opostas: o Barueri se firmou na quarta colocação, enquanto o Fortaleza seguiu na 17ª posição, na amarga zona de rebaixamento. Com 60 pontos ganhos, o Barueri foi beneficiado pela vitória por 3 a 1 do Corinthians no Pacaembu sobre o Vila Nova. Agora, o time comandado pelo técnico Márcio Araújo possui três pontos de vantagem sobre o quinto colocado: o Bragantino, com 57 pontos após a vitória 3 a 2 sobre o Avaí (mas com duas vitórias a menos).

O acesso do Barueri pode vir na próxima rodada: se vencer o América-RN novamente em casa no próximo sábado, não poderá mais ser ultrapassado por mais nenhum outro clube na Série B e definirá os quatro times garantidos na Série A de 2009, ao lado de Corinthians, Avaí e Santo André.

Já o Fortaleza se na classificação, mas continuou com chances de se livrar do rebaixamento para a terceira divisão. A equipe permaneceu com 39 pontos, mas como ABC e Marília ficaram no 1 a 1 em Natal, o clube do interior paulista seguiu no 16º posto com 42 pontos, ainda ameaçado. O time da capital cearense voltará a São Paulo no próximo sábado para o duelo com o Bragantino, no Estádio Marcelo Stéfani.