Esre decreto é voltado para os motoboys que transportam passageiros ou entrega mercadorias. Existem muitos motobys/ e mototáxis no país, os motoqueiros que prestam serviço de táxi ou de entrega de mercadorias terão que fazer um curso obrigatório para poder trabalhar.

A decisão foi do (Conselho Nacional de Trânsito)-Conatran, e foi publicada nesta sexta-feira (18) no Diário Oficial da União, e a medida irá entrar em vigor daqui a seis meses. O objetivo do curso é garantir que os mototaxistas e motofretista tenham mais conhecimentos em relação ao trânsito, principalmente no que diz respeito à segurança.

Para fazer o curso

A pessoa terá que ter a idade de pelo menos 21 anos e estar há dois anos habilitado na categoria A. Serão 30 horas-aula, divididas em três módulos. Os motoboys terão que estudar ética e cidadania na atividade profissional, noções de legislação, gestão do risco sobre duas rodas, segurança e saúde, além de conhecimentos específicos sobre o transporte de pessoas e cargas. Um dos módulos será dedicado a atividades práticas (5 horas-aula). O decreto prevê que a aula de prática de pilotagem seja ministrada e acompanhada por um instrutor.