O Conselho Tutelar de Barueri realiza há 18 anos o atendimentos a crianças e adolescentes que tenham seus direitos violados, ou seja, vítimas de negligencia, exploração, violência ou opressão. Formado por cinco conselheiros titulares e cinco suplentes, o Conselho Tutelar de Barueri realiza um trabalho exclusivo na região, com atendimento 24 horas.

A linha cedida pela Prefeitura de Barueri funciona todos os dias, inclusive aos sábados e domingos. O número para informações é: 4198-5344, o telefone fica à disposição da população de Barueri para atender denúncias e diversos encaminhamentos no que diz respeito à criança e ao adolescente com idade até 18 anos. Do outro lado da linha, um dos cinco conselheiros fará o melhor atendimento possível para tentar solucionar qualquer procedimento ao munícipe que estiver solicitando o serviço…

Veja também: Prefeitura de Barueri

O expediente

No horário de expediente das 8 às 17 horas o Conselho Tutelar atende no primeiro andar do prédio da Secretaria de Ações Sociais e Cidadania (av. 26 de março 1159- Jardim São Pedro). Após este horário e até as 8 horas do dia seguinte, o Conselho trabalha no plantão 24 horas, como explica o conselheiro Adriano Marques.

Formado por membros eleitos pela sociedade local, tem como missão aplicar medidas de proteção a criança e ao adolescente que tenham seus direitos ameaçados, procura agilizar e atender muito bem a população. Suas atribuições são atender e aconselhar os pais ou responsáveis, aplicando as medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Conselho Tutelar de Barueri 2011

Para 2011, as informações sobre o Conselho já estão sendo muito comentadas no município, dependendo de sua opinião, é necessário estar muito bem envolvido, buscando as melhores alternativas e soluções para cada situação, sendo assim, necessário, até mesmo votar nas melhores pessoas responsáveis pelo futuro da cidade. Até o momento, não se sabe quem está na frentes das votações para liderar o Conselho Tutelar de 2011 a 2014, mas há muitos que já estão se candidatando.

INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS

Artigo 6° – Os candidatos a membro do Conselho Tute­lar poderão promover a sua inscrição no processo elei­toral mediante requerimento assinado e protocolado na Secretaria de Ações Sociais – Departamento Técnico de Gestão do SUAS, situada na Av. 26 de Março – 1159 – Jd. São Pedro – Barueri – SP – 2° Piso, no período de 02 (dois) a 11 (onze) de maio de 2011, no horário das 08:00h às 11:00 horas e das 13:00 h às 16:00 horas, acompanhado dos seguintes documentos:

I. Atestado de antecedentes criminais;

II. Certidão dos distribuidores cíveis e criminais da Jus­tiça Estadual;

III. Cópia da cédula de identidade, certidão de nasci­mento e/ou de casamento, acompanhado dos originais;

IV. Comprovante de residência e/ou de contrato de lo­cação, certificando três anos de residência em Barueri;

V. Certificado de conclusão do Ensino Médio;

VI. Cópia do título de eleitor e comprovante de votação dos dois turnos da ultima eleição e/ou comprovante ofi­cial de justificativa e/ou certidão de quitação com a jus­tiça eleitoral;

VII. Declaração que comprove efetivo trabalho com crianças e/ou adolescentes na saúde, educação, assis­tência social, justiça, cultura, esportes, lazer, de no míni­mo 02 (dois) anos firmada por entidade inscrita/registra­da no CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) e/ou CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Crian­ça e do Adolescente), Organização Governamental ou Privada, associação e similares, em papel timbrado, as­sinado pelo representante legal, com firma reconhecida;

VIII. 02 Fotos 3X4 cm.

Artigo 7°. – Só serão aceitos os requerimentos para ins­crição dos candidatos que apresentarem no ato da ins­crição toda a documentação constante no artigo 6°.

DO CURSO PREPARATÓRIO

Artigo 8°. – Findo o prazo para inscrição, o CMDCA rea­lizará um curso preparatório.

Parágrafo Primeiro: Os candidatos devidamente inscri­tos no processo eleitoral participarão obrigatoriamente do curso preparatório organizado pelo CMDCA, visan­do o estudo e o aperfeiçoamento e aplicação do Estatu­to da Criança e do Adolescente.

Parágrafo Segundo: Ao término do curso será realizada uma prova escrita com questões pertinentes ao Estatu­to da Criança e do Adolescente, sendo que os resulta­dos da prova serão publicados na imprensa local, para conhecimento da população, sem, contudo, possuir ca­ráter eliminatório.

Artigo 9°. – Os candidatos que superarem as fases elen­cadas nos artigos anteriores terão suas candidaturas homologadas pela Comissão Eleitoral do CMDCA.

Mais detalhes, acesse http://ptbarueri.wordpress.com/2011/04/18/edital-de-inscricao-dos-candidatos-ao-conselho-tutelar-de-barueri/.

13 Replies to “Conselho Tutelar de Barueri, 24 horas De Plantões”

  1. E isso ai parceiros de baruerio, não devemos nunca esquacer nossas Crianças e Adolescente deste pais em qualquer quer que seja nosso estado.

  2. Eu quero mesmo é fazer uma denuncia pela internet, não quero telefonar, infelismente eu conheço uma mulher que não sabe ser mãe, ela faz as crianças de empregadas, faz a menina mais velha de oito anos cuidar dos irmãos mais novos, deixa as crianças sozinhas, deixa eles passar necessidades são quatros crianças, eu fico triste com essa situação mas as proprias crianças que são revoltadas com a mãe que tem, porque a mãe não faz nada e elas tem que fazer tudo sozinhas e a mãe não liga. Espero que que alguem do conselho tutelar faça alguma coisa não quero ser responsavel e culpada por denunciar isso, não quero ser indentificada por favor. Ela mora na rua marechal deodoro viela 2 no engenho novo barueri chama-se Sulanita e tem quetro filhos. Por favor não se identificada.

  3. eu quero faser uma denuncia anonima de uma mae que deixa a filha presa sem ir a escola e presa em carcere privado como faço ela mantem a menor presa como faço a denuncia pela internet

  4. quero fase uma denuncia de uma mae que mantem a filha menor sem ir a escola e presa em carcere privado sou visinha e vejo tudo e esculto nao quero ser indentificada por favor o nome da mae é miriam cerqueira ela mora na rua oratorio de natal 261 jardim duplat cep 05853370sao paulo. eu vejo tudo a mae da ate medo as veses vejo gritos eu nao quero ser indentificada tenho medo da mae dela oque possa faser comigo a menina nao sai as pessoas da rua as veses ate comenta porque a menina nao sai mas nao querem semeter no assunto a meinna ja é mantida presa em carcere privado a mais de 2anos ajudem ela eu esculto tudo oque se passa. obrigada pela atençao o endereço delas é rua oratorio de natal 261 jardim duplat cep 05853370.obrigada

  5. Eu quero fazer uma denúncia , mais por favor não quero ser indetificada.. pq essa pessoa usa drogas e só anda com maloqueiro , ela é uma drogada e também toma todas. essa pessoa tem tres filhos uma de 2 anos e meio um menino de 1 ano e uma de 7 anos . A mais velha cuida dos menores, a mae sai e deixa elas trancadas . a casa em que elas vivem é um verdadeiro chiqueiros ,muito suja sem higiene a casa fede de tanta sujeiras as roupas ela deixa aprodecerem com preguiça de lavar as crianças passam fome…. e para piorar a situação as crianças estam cheia de piolhos …. ela não penteia o cabelo das crianças …é tanto pilho que as crianças estam ficando debilitadas e muito magras.Aquelas crianças precisam de ajuda urgente , pq se não fizerem nada os piolhos vão acabar com elas pq como falei é muito piolho mesmo, e tb muita sujeira , falta de higiene. Ela mora na rua, Padre estevão de oliveira bloco 140 apto 31 A- Artur Alvim sp. o nome dela é thayse.

  6. Gostaria de fazer uma denuncia grave.
    Moro na Rua: gonçalves dias,385 jardim tupã, em Barueri sp, existem três crianças vivendo no quintal onde moro vivendo em estado de calamidade, a casa onde moram parece um chiqueiro,elas ja não tomam banho a muito tempo estão fedendo, a mãe deles morreu de cancer e o pai trabalha, mas todo dinheiro que ele recebe vai para as drogas, ele ja chegou ao ponto de vender uma cesta basica que ele ganhou para comprar droga, as crianças passam fome, minha mãe que ajuda no que pode, as crianças não estudam porque o pai não deixa e também porque ele não compra nem os materiais escolar para as crianças,até a agua foi cortada, mas por causa das crianças a gente fornece agua para eles, a luz também foi cortada, mas minha mãe pagou as contas para eles não ficarem no escuro.A situação esta ficando insustentável a própria familia do pai deles não quer nem saber de nada, como podem ver precisamos muito da ajuda de vocês, estou correndo risco em denunciar isto devido ao pai deles andar somente com traficantes da região, tenho medo medo que após essa denuncia eles venham prejudicar minha familia, minha mãe fica no quintal sozinha durante o dia e minha esposa também, mas vou correr esse risco para ajudar essas crianças. Obrigado!

    1. Na denuncia acima não quero que meu nome seja divulgado porque poderei sofrer algumas reações e minha familia que eu preso muito, quero mantê-los seguros.

      Por favor.

  7. Bom dia a todos e parabéns pelo serviço prestado!!!gostaria de fazer um comentário sobre o jd maria helena de barueri,mais especificamente a rua Icaraí…se vcs se dirigirem a essa rua no horário da 18:00 as 23:00 horas (as vezes até mais tarde), principalmente aos finais de semana ( a partir de sexta feira) vcs vão encontrar um numero muito elevado de crianças sem o acompanhamento de adultos,largadas e a bel prazer so próprio destino…por vezes misturadas com adultos ingerindo bebida alcoólica, que não são parentes…as “musicas” que se houvem são chamdas os “proibidões” que induduzem e incentivão o uso de drogas e prostituição….os veiculos que adentram essa rua dependem da boa vontade dessas “crianças” para poderem passar…ou seja eu como morador do final da rua…fica impedido de acessar minha própria casa.Gostaria que vcs como Instituição séria que são verificassem a possibilidade de efetuar algumas visitas ao local (em dias e horários alternados )para constatar oque estou relatando e peço encarecidamente que em hipótese alguma divulguem ou deêm a entender que fiz uma denúncia…só estou fazendo oque outras pessoas tem medo de fazer, aliás é exatamente por isso que estou pedindo sigilo absoluto,pois tenho medo de represálias a mim e minha familia..contando com sua discrição e seriedade…aguardo contato e se for o caso um conselho do que devo fazer.

  8. PEÇO POR CARIDADE QUE A PROMOTORIA VERIFICA MUITO BEM O CASO DA PEQUENA SOFHIA QUE ESTA NO ABRIGO ( OS PAIS SÃO DROGADOS ,SINICOS E MENTIROSOS) EU OS CONHEÇO MUITO BEM NA RUA ELES USAM A MENINA COMO ESCUDO ,POR FAVOR DEIXE ESTA CRIANÇA VIVER EM UM LAR DE PAZ , COM AMOR DA SUA FAMILIA TANTO MATERNA COMO PATERNA , NOS DA FAMILIA PATERNA ESTAMOS MUITO LONGE MAS PEDIMOS ENCARECIDAMENTE NÃO ENTREGUE ESTA CRIANÇA PARA SEUS PAIS ELA VAI SOFRER NOVAMENTE .

    MUITO OBRIGADA !

    CRISTINA

  9. … Na eleição do Conselho Tutelar em 24/07/11, fiquei 5 hora na fila para expor meu voto, sabemos que o voto não é obrigatório, mas precisamos escolher as pessoas certas para ocupar este cargo tão importante.
    É uma vergonha e um desrespeito com nós eleitores o tumulto que foi nesta eleição, deixaram (uma) escola com 16 urnas para população de Barueri, não levaram em consideração em deixar uma sala p/ atender “preferencial”, elels tiveram que dividir as urnas com todos, e o pior o prefeito Rubéns Furlan ainda compareceu ficou na fila e não se sentiu por nenhum momento constrangido, mas enfim não sabemos exatamente o que significa estar lá, escolher um candidato, e perder tempo.
    Eu nunca havia votado, mas esta foi a primeira e última vez, tenho coisas mas importantes pra fazer do que ficar 5 horas numa fila para votar.

    Ao Prefeito Rubéns Furlan… aqui fica minha indignação pelo constrangimento que fizeram os eleitores de Barueri passar, assim como eu muitos estão com este sentimento.

    Como cidadã, moradora de Barueri, tenho o direito de expor minha indignação!!!!

  10. ola
    como devo proceder meu marido tem direito a visita quinzenais , neste final de semana deixei meu filho c/ pai na sexta feira 26/08 .
    no sabado meu ex marido deixou meu filho na casa de minha cunhada no sabado 27 as 10:00 e não retornou mais pra buscalo nem ao menos ligou , liguei no cel dele e so dava cx postal entrei em contt c/ minha ex cunhada e tambem não me passava noticia de meul filho que estava c/ ela nem de meu ex c/ meu filho como assim eu pensava ele estar .
    no domingo apos muitas ligaçoes p meu ex e para minha cunhada ela me disse o ocorrido e trouxe meu filho as 23 hora pra casa porem meu ex ainda estava desaparecio , como posso fazer para que ele não tenha direito a visita ja que deixou uma criança de 05 anos na casa dos tios sem ao menos se preocupar e como sei que le tem problemas c/ bebidas e drogas .
    não tenho seguraça de deixar novamente meu filho ficar c/ ele pois isso pode acontecer novamente, ou ele deixar meu filho sozinho trancado
    por favor me ajude ,
    não quero impedir ele de ver o filho mais quero me sentir segura em reelaçao ao meu filho estar com ele , uma visita vigiada ou algo do tipo .
    pois sei o que ele fez foi abandonar o filho .

  11. ola, tenho 17 anos estou gravidaa i gostaria que voces do conselho me ajudasse recentimente minha mae me expulsou de casaa i agora estou morando com uma colegaa
    pois eu passo por uma dificil situaçao
    eu sempre morei com os meus avos ,mais agora faz mais ou menos uns5 anos que eu vim para sao paulo mora com a minhaa mae i iisso foi a pior coisaa que poderia me acontecer pois eu i minha mae nao nuss damos muito bem ele me maltrata muitoo i meu padrasto é uma pessoa legal mais ele me agredioo i elee i minha mae nao querem me deixa ir emboraa
    eu liguei pros meus avos i pedi ajudaa delees eles me disseram que vao manda dinheiro no final desse mes para eu ir emboraaa ,mais minha mae i meu padrasto estao complicando as coisas pra mim nao ir emboraa
    porque minhas coisa estao na casaa da minha mae i nem ela i nem meu padrasto querem me ajudaa minha mae nao quer pega minha transferencia na escola i nem me da autorizaçao pra mi viajar sozinhaa gente eu sei que ja georu uma confusao enormee i eu preciso viajar o mais rapidoo possivel pois ja to com 6 meses de gestaçao gostaria que voces pudessem me ajudaa me dizer oque eu posso fazer pra ir viajar logoo porque eu to entrandoo em disisperoo eu ja pensei em ate me mata jaa gente me ajudaa eu nao sei mais oque fazer eu so sei que tah dificil pra mim i eu preciso embora logaa de preferencia no final desse mes Gostaria que voces me ajudassem
    muito obrigadooo

Comments are closed.