Quem nunca teve uma conta atrasada na vida é de fato uma pessoa de muita organização e sorte também, nunca é bom ter contas atrasadas pois além da preocupação os juros e multas podem elevar e muito o valor inicial que a dívida possuía. Hoje vamos dá algumas explicações sobre como proceder no caso do IPVA atrasado, leia e fique ciente de o que fazer nesses casos.

IPVA Atrasado: Imposto obrigatório

O Imposto sobre a propriedade de veículos é uma taxa determinada por lei e paga pelos brasileiros que possuem veículos automotores e contribui para o desenvolvimentos de melhorias para o estado e o município onde o veículo está registrados ou pelo deveria contribuir para as melhorias.

Como as leis tem que ser cumpridas e respeitadas o não pagamento deste tributo pode ocasionar em sérios problemas para os proprietários como multas e apreensões que muitas vezes ultrapassam o valor do IPVA destinado ao veículo.

IPVA_ATRASADO_COMO_FAZER_PARCELAMENTO

IPVA Atrasado: Como sanar a dívida?

As datas dos pagamentos do IPVA são alteradas anualmente e cada Secretaria da Fazenda estadual libera para os DETRAN´s uma tabela com as datas a serem cumpridas, portanto esta é uma coisa que mais atrapalha os planos de quem não é muito organizado no quesito dívidas, os pagamentos são iniciados no mês de Janeiro de cada novo ano e a tabela é liberada em Dezembro do ano anterior assim como ocorreu com o IPVA 2016, e a ordem dos pagamentos é definida pela numeração da placa do veículo, então o jeito é esperar se aproximar a data.

A casos onde a data estabelecida não entra no orçamento de forma alguma e diversos outros fatores fazem com que muitos brasileiros acabem atrasando o pagamento do imposto, nesses casos é bom se preocupar com os juros e multas com cada dia de atraso. Verifique abaixo algumas condições do pagamento em atraso.

  • Valor atualizado com juros;
  • Opção de pagamento online indisponível;
  • Valor atualizado com multa;
  • Mudança diária no valor final.

A multa que sofre alteração diária sofre alteração de 20% sobre o valor total e 1% a cada mês que o pagamento continuar atrasado. Portanto se você já sabe que não vai ter como fugir de acréscimos no valor ocasionados pelo atraso não relaxe, cole lembretes, anote em lugares visíveis e assim que arrecadado o valor necessário emita de imediato a sua guia para efetuar o pagamento desta “bola de neve” de multas de mora.

IPVA Atrasado: Emissão da Guia

Emitir a guia de pagamento é uma das partes mais tranquilas desse processo de atraso, é só ir até o site do Detran do seu estado, disponibilizar o número da placa do veículo, número do RENAVAM e em alguns passos você tem o boleto e informações atualizadas sobre o seu IPVA atrasado.

Espero que este post tenha esclarecido as dúvidas de quem só pensa nesta dívida e que a quitação dela agora fique mais tranquila de ser realizada. Não deixe de pagar seu IPVA e tenha a garantia de que pode cobrar seu direito ao município onde você dirige ou pilota e também ao seu estado.