Na última sexta-feira, 21, a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), organizou em sua sede a 1a reunião de interlocutores do programa Barueri Sustentável. O encontro contou com representantes das secretarias municipais e de órgãos vinculados à Prefeitura de Barueri. O projeto Barueri Sustentável, coordenado pela Sema, é voltado ao setor público e tem como objetivo orientar cada órgão da administração direta e indireta, da Prefeitura, a adotar práticas ambientalmente corretas de economia no consumo de fontes de energia e produtos de consumo oriundos da natureza, nas suas rotinas de trabalho.

Na reunião, a bióloga Yara Garbelotto apresentou a metodologia do projeto e o cronograma para 2010. “Temos que passar da fase da conscientização ambiental para a fase de ações efetivas junto ao meio ambiente”, disse Yara. 

A implantação da coleta seletiva está entre as metas do programa, todos os setores da Prefeitura e a redução em 10% do consumo de água, energia elétrica, papel e copo descartável. “A diminuição do consumo tem que ser gradativa, senão não é duradoura e permanente”, explicou Aparecido Pires de Castro, interlocutor da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, no projeto.