Em destque, a Unidade do CDP (Centro de Detenção Provisória ) Osasco II, ganhou novamente o 1º lugar, estando ao topo no ranking nessa semana, o local, que tem espaço para suportar 768 presos, até esta quinta-feira estava acomodando um número de 2120 homens, sendo um volume altíssimo, o maior no Estado de São Paulo.

Este resultado foi destacado segundo informações da Secretaria Estadual da Administração Penitenciária, com a mesma capacidade, já no CDP I, estão presos um número de 1967, garantindo o 5º lugar no ranking. Entre eles, aparecem os Cadeiões de Guarulhos I, onde estão espremidos 2089 homens; o de São Bernardo do Campo; que abriga mais 2019; e o de Diadema, com população de 1990 detentos.

Em uma comparação entre as duas unidades têm 3087 detentos em 1536 vagas, o que equivale a dois homens ocupando espaço onde caberia apenas um. O problema deve começar a ser resolvido, mas isso ainda no ano de 2011, e até começar a ser desenvolvido, a Secretaria desenvolve um projeto para a construção de 49 novas unidades, com mais 39,5 mil vagas, entre prisões masculinas e femininas.