No ano de 2008 houve uma atuação do tipo, porém a atuação foi “tímida” em 2010 a empresa pretende ampliar os aplicativos. O Google, que é responsável pela rede social mais popular no país, planeja lançar, em agosto deste ano, um pacote de aplicativos voltado para as eleições.

Em 2010, a internet tem se revelado uma das ferramentas preferidas dos candidatos para mobilizar seus militantes e, ciente disso, a empresa aposta no “calor” da discussão política para atrair seus internautas. De acordo com o diretor de comunicação do “Google Brasil” Félix Ximenes, a ação irá promover espaços específicos para a discução das campanhas eleitorais, da mesma forma em que foi feita no ano de 2008, porém agora será de uma forma menos “tímida”.

Foi criado alguns recursos no ano de 2008, junto aos canais de relacionamento/ canais de vídeo como Orkut, Youtube também no Google Mapsa. A empresa criou recursos específicos para o debate eleitoral com mapas indicando como chegar às seções eleitorais em todas as capitais brasileiras. Acreditamos muito na liberdade de expressão e os recursos específicos para as eleições fizeram muito sucesso em 2008, disse Félix.

Polêmica

Apesar de ser a vedete dos candidatos à Presidência, o uso das redes sociais pelas campanhas ainda gera polêmica e desconfiança. Nesta semana, a Justiça Eleitoral determinou que o Google revelasse a autoria de dois blogs aparentemente criados por eleitores de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), com conteúdo favorável aos presidenciáveis.

Em 2010, a Justiça Eleitoral autorizou que os candidatos usassem ferramentas como Orkut, Twitter, Facebook em suas campanhas, e liberou os debates pela web, agora é só esperar para ver no que vai dar.