Existem diversos tipos de exames que são constantemente realizados e em algum momento da vida você precisa procurar como analisar resultados de exames para entender o básico de como funciona este processo.

Os exames mais requisitados são: exames de sangue, que podem mostrar se você tem diabetes, colesterol alto ou algum outro tipo de doença metabólica. Neste artigo vamos falar de forma ampla o que você precisa fazer para conseguir ler os exames e ter uma base do que está acontecendo com seu organismo neste momento.

É importante lembrar que para realmente ter certeza se você tem uma doença, deve procurar um médico. Ele irá analisar todo os eu quadro clínico e esclarecer todas as suas dúvidas.

Dicas sobre como analisar resultados de exames

Se você abriu o seu exame antes de ir ao médico não precisa se desesperar. Essas dicas vão te ajudar a ter uma ideia do que você tem. Falaremos sobre os exames mais comuns e das doenças que mais acontecem.

  • Analisando o colesterol e triglicérides

Se o seu médico pediu exames de colesterol deve suspeitar que eles andam altos. Os índices deste exame podem ser cruciais na prevenção de várias doenças, já que altas dosagens lipídicas no organismo podem fazer com que você tenha problemas graves, como os problemas cardiovasculares.

No seu exame o colesterol deve estar a baixo de 200mg/dL, mas existem frações do colesterol que se estiver elevado não significa que você está doente. Por exemplo, se você começar a buscar formas de como analisar resultados de exames e perceber que o colesterol HDL está alto, pode ter certeza que isso não é ruim. O colesterol HDL é considerado bom, pois ele transporta o excesso deste colesterol para fígado onde ele será usado para produção de diversos tipos de sais biliares.

  • Quando devo me preocupar em relação ao exame de colesterol?

É importante sempre manter o acompanhamento medico, mas se você tem mais de 20 anos é importante que o seu colesterol fique a baixo dos 200 mg/dL, as frações deste colesterol devem ser: LDL no valor de 100 a 130 e HDL maior que 60 mg /dL

Se você está procurando como analisar resultados de exames de crianças e adolescentes, o colesterol total deve ser entre 150 e 160 mg/dL, já as frações do colesterol ser: LDL a baixo de 100 mg/dL e HDL maior que 45 mg/dl.

  • Exame de diabetes

A diabetes é uma doença acomete grande parte da população brasileira. Entretanto, ela tem tratamento e pode ser devidamente controlada.

Normalmente são exames de sangue que são base para saber se você tem diabetes. Para realiza-lo o teste de glicose pode ser feito em jejum, com uma picadinha do dedo, teste de hemoglobina glicada e um teste de tolerância.

Para saber se o seu exame de sangue informou que você está com diabetes, veja se o resultado mostrou números de glicose em jejum maiores que 126 mg/dL.

Se o resultado for menor que 110 mg/dL você pode ficar tranquilo que não tem diabetes.

Já o exame de picadinha no dedo o resultado deve ser menor que 200 mg/dL se você está normal. Já se você estiver com diabetes o resultado será maior que 200 mg/dL.

O exame de hemoglobina glicada deve mostrar índices de glicose menores que 5,7%, indicando que você está normal. Se o valor for maior que 6,5% você é portador de diabetes.

No exame de tolerância à glicose valores menores que 140 mg/dL são normais, e exames que mostram mais que 200mg/dl são de pacientes diabéticos.

  • Como analisar exame de anemia

Outro exame muito comum é o de anemia, para realizá-lo você deve fazer exame de sangue. Para saber se você está anêmico o médico irá analisar os seus glóbulos vermelhos e sua hemoglobina.

Homens possuem valores normais de hemoglobina a baixo de 13 g/dL. Já as mulheres possuem níveis menores de 12 g/dL.

  • Ácido úrico

Outro exame muito comum é a dosagem de ácido úrico. Quando ele está em excesso pode indicar o paciente tem problemas nos rins.

Além dos problemas renais, o excesso de ácido úrico indica que o paciente tem leões graves nas articulações.

Como já dissemos neste artigo, os exames são só um dos vários sinais que os médicos utilizam para ter certeza que um paciente tem determinada doença. Alguns exames costumam ser precisos, entretanto, é necessário que o médico diga que você realmente tem está doença para que você comece um tratamento.

Quando antes o tratamento se iniciar, melhor serão seus resultados na melhora desta doença. Por isso, não seja imprudente e assim que o exame ficar pronto e você matar sua curiosidade buscando formas de como analisar resultados de exames, busque ajuda médica. Só ele será capaz de dizer qual a gravidada de sua doença e se realmente você terá que fazer tratamentos para conseguir curá-la.

 

 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Como analisar resultados de exames
publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *