De acordo com informações pelo estadao.com.br, a intenção inicial, é de que sejam imunizadas crianças entre 1 a 1 ano e 11 meses de idade, em novembro, a dose será para menores. No próximo dia 8 de setembro, será o começo da Camapnha de vacinação contra a meningite C, em todo o Estado de SP. Esta imunização passa a fazer parte do claendário do SUS– Sistema Único de Saúde.

As primeiras 6OO mil doses conjugadas contra o menongococo C, causador das mais graves formas de meningite bacteriana, vão ser oferecidas em toda a rede pública do Estado. Para a faixa etária a ser imunizada entre as primeiras crianças, é necessário apenas um dose a ser tomada. No mês de novembro, será colocado pela Secretaria Estadual de Saúde, a vacina contra o meningococo C à disposição também das crianças menores de 1 ano, que deverão tomar duas doses e uma de reforço quando completarem 1 ano.

A vacina contra meningococo C, normalmente ela é bem tolerada, sem apresentar reações adversas graves. Apenas crianças com histórico de reação anafilática em dose anterior não devem ser imunizadas.

 

.

 

Antes dessa medida, a vacina estava disponível na rede pública apenas para ações pontuais de controle e bloqueio de surtos de meningite causada pelo meningococo C. “Aproximadamente 25% dos casos desse tipo de meningite ocorrem em crianças menores de 2 anos, e a vacinação é a melhor forma de proteção contra a doença. Essa vacina tem um elevado índice de proteção, chegando a mais de 90%”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

A vacina conjugada contra meningococo C é normalmente bem tolerada e não apresenta reações adversas graves. Apenas crianças com histórico de reação anafilática em dose anterior não devem ser imunizadas.

estadao.com.br